No que diz respeito às três abordagens relacionadas à saúde ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C: "Qualquer fonte de desequilíbrio deve ser combatida na abordagem do estresse."
Para entender melhor o tema da questão, vamos discutir as três abordagens relacionadas à saúde mental e trabalho: o estresse, a psicopatologia/psicodinâmica do trabalho e a abordagem epidemiológica.
Abordagem do estresse: Esta abordagem foca na identificação e na gestão dos fatores que causam estresse no trabalho. A ideia central é que o estresse resulta de um descompasso entre as demandas do ambiente de trabalho e a capacidade do indivíduo de responder a essas demandas. Portanto, qualquer fonte de desequilíbrio ou estresse deve ser monitorada e combatida para manter o bem-estar mental do trabalhador.
Psicodinâmica do trabalho: Essa abordagem, desenvolvida por Christophe Dejours, enfatiza a importância dos conflitos e do sofrimento no trabalho como elementos que podem ser transformados em prazer e realização. Ou seja, algum nível de conflito é considerado necessário e até benéfico para que o trabalhador possa se desenvolver e encontrar sentido no seu trabalho.
Abordagem epidemiológica: Esta abordagem foca na análise de dados populacionais para identificar padrões de saúde e doença no ambiente de trabalho. A saúde mental é vista em termos de prevalência e incidência de transtornos, assim como suas relações com fatores de risco e proteção no ambiente laboral.
A seguir, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - "Na abordagem da psicodinâmica do trabalho, quanto menos conflito no trabalho, tanto melhor para os indivíduos." Isto está incorreto porque, conforme a psicodinâmica do trabalho, algum nível de conflito é necessário para que os indivíduos possam transformar o sofrimento em prazer e realização pessoal.
B - "Não existe doença mental na abordagem epidemiológica, mas um estado entre a doença e a saúde que é marcado pelo acúmulo de substâncias que provocam danos ao sujeito." Esta afirmação está equivocada. A abordagem epidemiológica reconhece e trabalha com a identificação de doenças mentais, medindo sua prevalência e incidência na população trabalhadora.
D - "A concepção do trabalho, segundo a abordagem epidemiológica, assevera que o trabalho é portador de sofrimento e afasta o homem do prazer." Esta afirmação não está correta. A abordagem epidemiológica é mais neutra e objetiva, focando-se em dados e na identificação de fatores de risco e proteção sem necessariamente julgar o trabalho como fonte de sofrimento.
E - "Conforme a abordagem da psicodinâmica do trabalho, a doença mental ocorre quando o trabalho é alienado." Embora a psicodinâmica do trabalho reconheça que a alienação no trabalho possa causar sofrimento, a ideia central é a transformação do sofrimento em prazer, e não apenas a ocorrência de doença mental.
Em resumo, a alternativa C é a correta porque a abordagem do estresse realmente preconiza que qualquer fonte de desequilíbrio deve ser combatida para manter a saúde mental dos trabalhadores.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Mapeamento
#2512199 FEPESE - 2023 - Psicólogo (BC Trânsito)
Analise as afirmativas abaixo sobre saúde mental e trabalho.
1. A denominada Psicodinâmica do Trabalho possui como uma característica importante o foco nos indivíduos isoladamente e não na coletividade do trabalho. Assim, privilegia atos terapêuticos individuais ao invés de intervenções voltadas para a organização do trabalho à qual os indivíduos estão submetidos.
2. Le Guillant foi um estudioso que, durante os anos 50 do século passado, realizou as primeiras observações sistemáticas que lhe permitiram estabelecer relações entre trabalho e psicopatologia. Estudou especificamente a atividade de telefonistas em Paris, diagnosticando um distúrbio que nomeou de Síndrome Geral de Fadiga Nervosa.
3. Os estudos a respeito das repercussões da organização do trabalho sobre o aparelho psíquico foram alavancados com a contribuição de Christophe Dejours em sua publicação traduzida no Brasil como A Loucura do Trabalho: estudo de psicopatologia do Trabalho.
4. Não sendo diretamente observável, o estresse caracteriza-se como o estado que se manifesta através da Síndrome Geral de Adequação (SGA), a qual pode se desenvolver em três fases. A primeira dessas fases é a de resistência, na qual o organismo apresenta reação de fuga e luta; a segunda é a de alarme ou alerta e a terceira é a de exaustão.
5. Considerada a partir de uma perspectiva clínica, a Síndrome de Burnout se caracteriza por um estado de exaustão resultante de trabalho extenuante onde as necessidades do indivíduo trabalhador são menosprezadas. Suas manifestações incluem ansiedade, melancolia, baixa autoestima e comprometimento das relações afetivas e sociais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
B
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
C
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
D
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
E
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Assertiva: E
Flashcard Elite Pro
https://pay.hotmart.com/B92211450M?checkoutMode=10
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo