Sobre o histórico da dengue, assinale a alternativa correta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1825934 Enfermagem
Sobre o histórico da dengue, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos começar identificando a alternativa correta: B - No Brasil, os primeiros relatos de dengue datam do final do século XIX em Curitiba (PR), e do início do século XX em Niterói (RJ).

Explicação da alternativa correta:

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, os registros históricos apontam que os primeiros surtos ocorreram no final do século XIX em Curitiba e no início do século XX em Niterói. Esses relatos são cruciais para entender como a doença se espalhou pelo país e as medidas de controle que foram adotadas ao longo do tempo. Esse contexto histórico é importante para os concursos públicos, pois demonstra o desenvolvimento da vigilância epidemiológica e as estratégias de saúde pública implementadas no Brasil.

Análise das alternativas incorretas:

A - O mosquito transmissor da dengue é originário do Egito, no Oriente Médio e se espalhou para as outras regiões do planeta durante as Grandes Navegações.

Ainda que o mosquito Aedes aegypti tenha origem na África, ele não é exclusivo do Egito. Sua disseminação global ocorreu principalmente através do comércio de escravos e não especificamente durante as Grandes Navegações. Portanto, a alternativa A apresenta informações imprecisas.

C - No século XIX, a maior preocupação com o mosquito Aedes aegypti era a transmissão da febre amarela.

Embora seja verdade que o Aedes aegypti também transmita a febre amarela, a alternativa C está incorreta no contexto da questão, que pede informações específicas sobre a história da dengue. No século XIX, a febre amarela realmente era uma grande preocupação, mas a questão trata dos primeiros relatos de dengue, não de febre amarela.

D - O Brasil nunca erradicou o Aedes aegypti.

Essa alternativa está incorreta porque, historicamente, o Brasil conseguiu erradicar o Aedes aegypti na década de 1950 por meio de campanhas de controle vetorial. No entanto, o mosquito foi reintroduzido posteriormente, resultando em novos surtos de dengue.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa questões cabe recurso, eu acertei só por causa do rio de janeiro. Mas se a pessoa estudou por outras fontes, ela erraria fácil.

No Brasil, a primeira epidemia documentada clínica e laboratorialmente ocorreu em 1981-1982, em Boa Vista (RR), causada pelos sorotipos 1 e 4. Em 1986, ocorreram epidemias atingindo o Rio de Janeiro e algumas capitais da região Nordeste.

Claramente merece recurso, o Aedes aegypti não foi erradicado.

Espero nunca fazer um concurso com esta banca, ela causa muita insegurança.

LETRA A - O mosquito transmissor da dengue é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16, período das Grandes Navegações. Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos.

LETRA B - No Brasil, os primeiros relatos de dengue datam do final do século XIX, em Curitiba (PR), e do início do século XX, em Niterói (RJ).

No início do século XX, o mosquito já era um problema, mas não por conta da dengue -- LETRA C - na época, a principal preocupação era a transmissão da febre amarela.

LETRA D- Em 1955, o Brasil erradicou o Aedes aegypti como resultado de medidas para controle da febre amarela. No final da década de 1960, o relaxamento das medidas adotadas levou à reintrodução do vetor em território nacional. Hoje, o mosquito é encontrado em todos os Estados brasileiros.

https://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/longatraje.html

QUE Banca terrível meu Pai.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo