Com relação aos aspectos ligados à fisiologia e à anatomia ...
Uma mulher com 62 anos de idade e diagnóstico de síndrome nefrótica apresentou há um mês início gradual de edema, sem associação com horário, pior nos membros inferiores, evoluindo para a anasarca. Refere, ainda, piora do caráter espumoso, já existente, da urina, sem aumento do débito urinário. Relata, também, piora da ingestão alimentar, com quadros de náuseas pós-prandiais e astenia, e que não houve mudanças no hábito intestinal; refere ganho de peso e nega uso irregular dos medicamentos. O exame físico indica abdome globoso, com sinais de ascite, fígado e baço impalpáveis. Edema importante nos membros inferiores e superiores e nas regiões periorbitária, e facial. Pressão arterial de 145 mmHg × 75 mmHg, frequência cardíaca de 68 batimentos por minuto, frequência respiratória de 18 incursões por minuto, temperatura de 36,2 ºC, peso corporal de 76,8 kg e altura de 1,65 m. Faz uso regular de medicamentos: furosemida 20 mg (uso intravenoso), prednisona 40 mg, losartan 50 mg, espironolactona 25 mg, omeprazol 20 mg (uso intravenoso) e enalapril 10 mg uma vez ao dia.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (14)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
Explicação da alternativa A:
A descrição no enunciado indica que, durante o exame físico, o fígado não foi palpável, o que pode sugerir normalidade, especialmente em pacientes com ascite, onde a palpação pode ser difícil. Além disso, as funções hepáticas destacadas, como a filtração e armazenagem de sangue, o metabolismo de diversos produtos e a formação de fatores de coagulação, são corretas e refletem a fisiologia hepática.
Comentários sobre as alternativas incorretas:
Alternativa B: Está incorreta porque os rins não produzem proteínas plasmáticas como a albumina. Essa é uma função do fígado. O problema renal descrito, especialmente em casos de síndrome nefrótica, está relacionado à perda de proteínas pela urina, não à produção delas.
Alternativa C: Apresenta um erro na localização das regiões anatômicas. O fígado é examinado no quadrante superior direito do abdome, e não no inferior direito, como mencionado. O baço, sim, está no quadrante superior esquerdo.
Alternativa D: Está incorreta ao afirmar que o glomérulo está localizado na medula renal. Na verdade, os glomérulos estão situados no córtex renal. Eles são, de fato, parte da unidade funcional do rim, mas a localização citada está errada.
Alternativa E: É imprecisa ao sugerir que o baço estaria anormal por não ser palpável. O baço geralmente não é palpável em condições normais; ele é percebido quando está aumentado, ou seja, em situações de esplenomegalia.
Essas explicações são cruciais para a compreensão do funcionamento dos sistemas hepático e renal e a correta interpretação dos exames físicos em casos complexos como o da síndrome nefrótica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O FIGADO FILTRA SANGUE COMO DIZ NA LETRA A?
Não tem lógica dizer q o fígado filtra sangue, ao invés de hepático deveria ser renal
,`` fígado e baço impalpáveis.`` Como que aparenta normalidade?
Questão erradíssima, não faz sentindo esse gabarito
Gabarito: A
Os rins são duas glândulas localizadas na região posterior do abdômen, compondo o sistema excretor e osmorregulador.
Os seres humanos possuem dois rins, que são glândulas de cor vermelho-escuro, em forma de feijão, localizadas na região posterior do abdômen, atrás do peritônio e ao lado da coluna vertebral, na região lombar. O rim direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo, abaixo do baço. Acima de cada rim encontramos a glândula adrenal.
Pesam cerca de 150 g cada e são envoltos por um tecido fibroso chamado cápsula renal. Ao redor de cada órgão existe um acúmulo de tecido adiposo.
Fazem parte do sistema excretor e osmorregulador, pois filtram e excretam os dejetos presentes no sangue.
Macroscopicamente, cada rim possui duas faces, anterior e posterior; duas bordas, medial e lateral; e duas extremidades, superior e inferior. Na borda medial encontramos o hilo, formado pelo ureter, a artéria e a veia renal, além de vasos sanguíneos e linfáticos e nervos.
Microscopicamente, é formado por cerca de 1 milhão de pequenas estruturas chamadas néfron. Cada néfron elimina resíduos do sangue, mantém o equilíbrio hidroeletrolítico do corpo, controla a quantidade de líquidos no organismo, regula a pressão arterial e secreta hormônios, além de produzir urina. Por isso, o néfron é chamado de unidade funcional do rim, pois cada néfron realiza todas as funções renais.
Função
A função dos rins é, entre outras, filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo, como amônia, ureia e ácido úrico. Eles também atuam secretando substâncias importantes para nossa saúde. Entre suas funções, pode-se destacar a manutenção do equilíbrio de eletrólitos no corpo, como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato etc.; a regulação do equilíbrio ácido-básico, mantendo o pH sanguíneo constante; a excreção de substâncias exógenas, como medicações; e a produção de hormônios, como aldosterona e prostaglandinas.
Os rins recebem sangue das artérias renais, ramos da aorta que vêm diretamente do coração. Depois de circular pelo grande número de vasos existentes nesses órgãos, o sangue sai, livre das toxinas, pelas veias renais rumo ao coração, e a urina desce pelos ureteres até cair na bexiga.
FONTE: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/rim/#:~:text=A%20fun%C3%A7%C3%A3o%20dos%20rins%20%C3%A9,am%C3%B4nia%2C%20ureia%20e%20%C3%A1cido%20%C3%BArico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo