Uma paciente com queixas de intolerância ao frio, constipaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1333923 Medicina
Uma paciente com queixas de intolerância ao frio, constipação, ganho de peso, depressão, além de pele seca e unhas quebradiças, bradicardia e hiporreflexia, tem como doença mais provável _____________, e a dosagem de _________________, presente em 95% dos casos, auxilia no diagnóstico etiológico da destruição autoimune da tireoide.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - Hipotireoidismo – anticorpo antiperoxidase.

Tema central da questão:

O tema central da questão é o hipotireoidismo, uma condição onde a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes, levando a uma desaceleração do metabolismo. Os sintomas descritos na questão, como intolerância ao frio, constipação, ganho de peso, depressão, pele seca, unhas quebradiças, bradicardia e hiporreflexia, são clássicos de hipotireoidismo.

Além disso, a questão destaca a importância dos anticorpos antiperoxidase na identificação da causa autoimune do hipotireoidismo, comumente associado à tireoidite de Hashimoto.

Justificativa para a alternativa correta:

A alternativa C é a correta porque:

  • Hipotireoidismo: Os sintomas descritos são indicativos de hipotireoidismo, uma vez que todos eles estão associados a uma função tireoidiana diminuída.
  • Anticorpo antiperoxidase: Este é um marcador importante na tireoidite de Hashimoto, onde os anticorpos atacam a tireoide, levando à destruição autoimune. Este anticorpo está presente em cerca de 95% dos casos, conforme mencionado na questão.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - Hipotireoidismo – anticorpo antirreceptor do TSH: O anticorpo antirreceptor do TSH está associado ao hipertireoidismo, especificamente na doença de Graves, não ao hipotireoidismo.
  • B - Hipertireoidismo – tiroxina total: Esta alternativa é incorreta porque os sintomas são de hipotireoidismo, não hipertireoidismo. Além disso, a dosagem de tiroxina não identifica a etiologia autoimune.
  • D - Bócio multinodular tóxico – tireoglobulina: O bócio multinodular tóxico está associado ao hipertireoidismo e não se encaixa nos sintomas descritos. A tireoglobulina não é um marcador diagnóstico para destruição autoimune.
  • E - Hipotireoidismo – I131: Iodo radioativo (I131) é usado para tratamento de certas condições tireoidianas, não como marcador diagnóstico para destruição autoimune.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A paciente apresenta sinais clínicos de hipotireoidismo, como intolerância ao frio, constipação, ganho de peso, depressão, pele seca, unhas quebradiças, bradicardia e hiporreflexia. Além disso, a dosagem de anticorpo antiperoxidase, presente em 95% dos casos de hipotireoidismo, auxilia no diagnóstico etiológico da destruição autoimune da tireoide. Portanto, a alternativa correta é a letra C, hipotireoidismo - anticorpo antiperoxidase. As outras opções não condizem com os sinais clínicos e nem com o exame auxiliar para o diagnóstico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo