Os desastres são quantificados em função dos danos e prejuí...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q252263 Legislação Federal
Os desastres são quantificados em função dos danos e prejuízos em diferentes graus de intensidade. Assim, faz-se necessária a avaliação dos danos para identificar se é exigida a intervenção coordenada dos três níveis federativos do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC). Nesse aspecto, assinale a assertiva que contém dano com intensidade que exige cooperação dos três níveis do SINDEC.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não encontrei uma definição exata desse tipo de dano, mas as seguintes informações ajudam a responder a questão:

 

Os desastres, ameaças e riscos são classificados de acordo com os seguintes critérios:

• quanto à evolução;

• quanto à intensidade;

• quanto à origem.

 

É importante frisar que a intensidade do desastre não depende apenas da magnitude do fenômeno adverso, mas, principalmente, do grau de vulnerabilidade do cenário do desastre e do grupo social atingido.

 

Quanto à intensidade, os desastres são classificados em:

• acidentes;

• desastres de médio porte;

• desastres de grande porte;

• desastres de muito grande porte.

 

Este último, é definido como:

d) Desastres de Muito Grande Porte

Os desastres de muito grande porte, para garantir uma resposta eficiente e cabal recuperação, exigem a intervenção coordenada dos três níveis do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC - e, até mesmo, de ajuda externa.

 

Fonte: http://www.mi.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=6aa2e891-98f6-48a6-8f47-147552c57f94&groupId=10157

Classificação de desastres quanto à intensidade:

 • Acidentes: Os acidentes são caracterizados quando os danos e prejuízos são de pouca importância para a coletividade como um todo, já que, na visão individual das vítimas, qualquer desastre é de extrema importância e gravidade.  

•Desastres de Médio Porte: Os desastres de médio porte são caracterizados quando os danos e prejuízos, embora importantes, podem ser recuperados com os recursos disponíveis na própria área afetada.  

• Desastres de Grande Porte: Os desastres de grande porte exigem o reforço dos recursos disponíveis na área afetada, através do aporte de recursos regionais, estaduais e, até mesmo, federais.  

•Desastres de Muito Grande Porte: Os desastres de muito grande porte, para garantir uma resposta eficiente e cabal recuperação, exigem a intervenção coordenada dos três níveis do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC - e, até mesmo, de ajuda externa. 

Fonte: https://www.ceped.ufsc.br/wp-content/uploads/2011/01/Anexo-H-Livro-texto-CBDC.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo