José, 50 anos, hipertenso e diabético, após sentir-se mal (d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1861682 Enfermagem
José, 50 anos, hipertenso e diabético, após sentir-se mal (dor no peito e perda de consciência), foi levado por familiares até o centro de saúde do bairro, pois o fato ocorreu próximo à unidade. O atendente de saúde informou que a unidade não tinha estrutura para prestar esse tipo de assistência e orientou os familiares a levarem o paciente ao hospital mais próximo.
Nesse caso, a conduta foi:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Segundo o Código de Ética em enfermagem é proibido ao profissional de enfermagem negar assistência de enfermagem em situações de urgência, emergência, epidemia, desastre e catástrofe, desde que não ofereça risco a integridade física do profissional. Alternativas A, C e E estão erradas.

A atitude do técnico de enfermagem foi errada, como já que em situações de urgência e emergência, qualquer serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa, bem como encaminhá-la para outro serviço, caso necessário. Alternativa B está correta.

A Unidade de Saúde tem obrigação legal de prestar assistência e encaminhar se necessário. Alternativa D está errada.


Gabarito do Professor: Letra B


Bibliografia

Conselho Federal de Enfermagem COFEN. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Resolução Cofen 564/2017.  

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em situações de urgência e emergência, qualquer serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa, bem como encaminhá-la para outro serviço, caso necessário.

Embora seja uma UBS, o caso refere-se a uma situação de urgência/emergência e a recusa do profissional configura-se omissão de socorro. Mesmo que em sua defesa, o profissional alegue que direcionou o paciente para um serviço mais especifico em relação ao caso do paciente. O tempo conta muito em reção a trajetoria que o quadro do paciente vai levar. Podendo leva-lo a óbito. Logo, todo serviço de saúde DEVE prestar socorro/atendimento e depois de "estabilizado" encaminhar o paciente para o serviço de melhor assistência.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo