Sobre a leishmaniose visceral, assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa D.
A questão aborda a leishmaniose visceral, uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero Leishmania. Vamos analisar cada alternativa para entender por que a D é a correta e as demais estão incorretas.
Alternativa A: "A leishmaniose visceral é uma doença causada por um vírus da espécie Leishmania chagasi."
Essa alternativa está incorreta porque a leishmaniose visceral é causada por um protozoário e não por um vírus. A espécie de protozoário responsável pela leishmaniose visceral nas Américas é a Leishmania infantum, anteriormente conhecida como Leishmania chagasi.
Alternativa B: "A leishmaniose visceral também é conhecida como calamar, esplenomegalia subtropical e febre dindin."
Essa alternativa está incorreta porque os nomes citados não são utilizados para referir-se à leishmaniose visceral. A doença também é conhecida como calazar ou febre negra.
Alternativa C: "A leishmaniose visceral é causada pela picada do macho do vetor infectado, denominado de flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito-ferpa."
Essa alternativa está incorreta porque o vetor da leishmaniose visceral é o fêmea do flebotomíneo, e não o macho. O vetor é conhecido popularmente como mosquito-palha ou flebotomíneo. A transmissão ocorre pela picada da fêmea infectada.
Alternativa D: "As principais características do inseto transmissor da leishmaniose visceral é a coloração amarela e as asas que permanecem retas e semi-abertas quando o animal encontra-se em repouso."
Essa alternativa está correta. O inseto transmissor da leishmaniose visceral, o flebotomíneo, é de coloração amarela e possui asas que ficam em posição semi-aberta em repouso, características que ajudam na sua identificação.
Entender as características dos vetores e dos agentes causadores das doenças é fundamental para a prevenção e controle das infecções. A leishmaniose visceral é uma doença grave que requer atenção especial, principalmente em áreas endêmicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra D.
De acordo com o Guia de Vigilância em Saúde : volume único.3ª edição.MS.Brasília-DF.2019 e saude.gov.br/leishmaniose-visceral
a) Errada.
A leishmaniose visceral é uma doença causada por um protozoário da espécie Leishmania chagasi.
b) Errada.
A leishmaniose visceral também é conhecida como calazar, esplenomegalia subtropical e febre dindin.
c) Errada.
É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros.
No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.
d) Correta.
Justiça e salvação em DEUS grande
Conhecida como CALAZAR, febre DUNDUN, não dindin. Dindin é um doce, pow.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo