Em 2018, o Brasil registrou mais de 246.000 casos de sífilis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1861688 Enfermagem
Em 2018, o Brasil registrou mais de 246.000 casos de sífilis, entre adquirida, em gestantes e congênitas. Devido a esse cenário epidemiológico preocupante, o Ministério da Saúde recomenda que alguns grupos específicos iniciem o tratamento imediatamente, mesmo com apenas um teste positivo (reagente).
Entre esses grupos estão:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tradicionalmente, a sífilis não tratada é classificada nos seguintes estágios: sífilis primária, sífilis secundária, sífilis latente (latente recente – até um ano após a exposição; latente tardia – mais de um ano de evolução) e sífilis terciária. Portanto esses casos não necessitam de tratamento apenas com um teste positivo. Alternativas A e C estão erradas.

Recomenda-se tratamento imediato, com benzilpenicilina benzatina, após apenas um teste positivo para sífilis (teste treponêmico ou teste não treponêmico) para as seguintes situações: Gestantes, Vítimas de violência sexual, Pessoas com chance de perda de seguimento (que não retornarão ao serviço), Pessoas com sinais/sintomas de sífilis primária ou secundária. Logo a alternativa B está correta e a D e E estão erradas.



Gabarito do Professor: Letra B


Bibliografia

Brasil, Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Brasília – DF, 2018.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Manual técnico para o diagnóstico da sífilis [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Devido ao cenário epidemiológico atual, recomenda-se tratamento imediato, com benzilpenicilina benzatina, após apenas um teste reagente para sífilis (teste treponêmico ou teste não treponêmico) para as seguintes situações (independentemente da presença de sinais e sintomas de sífilis):

› Gestantes;

› Vítimas de violência sexual;

› Pessoas com chance de perda de seguimento (que não retornarão ao serviço);

› Pessoas com sinais/sintomas de sífilis primária ou secundária;

› Pessoas sem diagnóstico prévio de sífilis.

Fonte: PCDT IST Pág 67

Complementando com a colega, a referência dela foi atualizada.

Já temos o PCDT de Agosto de 2022 e se encontra na página 55 com a mesma literalidade.

FONTE

https://www.gov.br/aids/pt-br/centrais-de-conteudo/pcdts/2022/ist/pcdt-ist-2022_isbn-1.pdf/view

Foco

Um dia de cada vez

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo