Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra a poli...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088010 Enfermagem
Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra a poliomielite, a prefeitura de Porto Velho decidiu continuar disponibilizando os imunizantes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, pois o Ministério da Saúde recomenda a cobertura vacinal de, pelo menos, 95% do público-alvo. (Disponível em: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2022/10/ 24/com-baixa-adesao-porto-velho-disponibiliza-vacina-contra-apoliomielite-em-unidades-de-saude.ghtml.)
Considerando que a vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite, podemos afirmar que a vacinação contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

Vamos entender o tema da questão, que aborda a vacinação contra a poliomielite. A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença viral grave que pode causar paralisia permanente. A vacinação é considerada a única forma eficaz de prevenção. O Ministério da Saúde recomenda coberturas vacinais elevadas para garantir a imunidade coletiva e prevenir surtos.

De acordo com o calendário vacinal brasileiro, a vacinação contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos dois meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses. Essa informação é crucial para garantir que os profissionais de saúde e a população em geral estejam bem informados sobre as idades corretas para a vacinação.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa B está correta ao afirmar que a vacinação contra a poliomielite deve ser iniciada aos dois meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses. Essa sequência segue exatamente o calendário vacinal estabelecido pelo Ministério da Saúde, sendo a mais eficaz para a proteção contra o vírus da poliomielite.

Análise das alternativas incorretas:

A - A vacinação iniciada aos trinta dias de vida não está de acordo com o calendário vacinal oficial. Além disso, essa alternativa sugere um esquema de doses que não corresponde ao recomendado.

C - Embora comece corretamente aos dois meses de vida, a segunda dose mencionada aos nove meses está fora do recomendado, que é aos seis meses.

D - Inicio aos trinta dias de vida e doses subsequentes aos quatro, seis e nove meses não está correto. A recomendação oficial é iniciar aos dois meses.

E - Embora comece corretamente aos dois meses, a adição de uma quarta dose, que não é recomendada na faixa etária sugerida, torna essa alternativa incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"A vacina é indicada para prevenir contra a poliomielite causada por vírus dos tipos 1, 2 e 3.

O Programa Nacional de Imunização - PNI, recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade, como doses do esquema básico. Sendo descrita sob duas formas distintas, a saber:

a) vacina poliomielite 1, 2, 3 (atenuada) (VOP) é apresentada sob a forma líquida em frasco multidose, sendo apresentada, geralmente, em bisnaga conta-gotas de plástico; e,

b) vacina de poliomielite VIP (aos 2 e 4 meses) e uma dose da VOP (aos 6 meses), com intervalo de 60 dias entre as doses e mínimo de 30 dias.

São realizadas doses de reforço com a VOP aos 15 meses e aos 4 anos de idade."

Gabarito B

Vacinas para a criança 

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/calendario-vacinal-2022/anexo-calendario-de-vacinacao-da-crianca_atualizado_-final-20-09-2022.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo