O avanço da tecnologia e as mídias têm provocado muitas tra...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
A questão aborda as transformações que as tecnologias e as mídias digitais provocaram nas brincadeiras e no brincar tradicional. Para resolver esta questão, é necessário ter um entendimento sobre os impactos dessas tecnologias no comportamento e nos hábitos das crianças, especialmente no contexto escolar e social.
Justificativa da Alternativa Correta (B):
A alternativa B destaca a necessidade de rever as práticas pedagógicas dentro da escola e de se adaptar à evolução do brincar, aproveitando os brinquedos eletrônicos e digitais para fomentar a coletividade em sala de aula. No entanto, ela também sugere que essas mudanças transformam a dinâmica do coletivo para a individualidade, o que está em desacordo com os princípios básicos da educação física e da consciência corporal. A educação física valoriza a socialização e a interação coletiva, e não o isolamento individual promovido pelo uso excessivo da tecnologia.
Análise das Alternativas Incorretas:
A: Esta alternativa está correta ao afirmar que as tecnologias e os brinquedos eletrônicos estão cada vez mais inseridos na vida das crianças, transformando seus costumes e tornando-as mais dependentes desses elementos. Isso é um fenômeno observável na sociedade atual e alinhado com o que se vê nas escolas.
C: Esta alternativa está correta ao enfatizar o desafio de manter vivos os brinquedos e brincadeiras tradicionais em um contexto onde as tecnologias digitais são amplamente promovidas na mídia. Aponta a dificuldade de competir com o apelo dos brinquedos eletrônicos e a necessidade de promover a riqueza cultural e social das brincadeiras tradicionais.
D: Esta alternativa está correta ao destacar a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento emocional, intelectual e cultural das crianças. Também menciona que muitas crianças não têm essa oportunidade devido à predominância de televisores e dispositivos móveis como formas de entretenimento, o que é uma realidade clara no mundo atual.
Então, a alternativa B é a correta porque ela apresenta uma perspectiva que não se alinha com a visão de que a coletividade e a socialização são essenciais na educação infantil, especialmente em atividades lúdicas e brincadeiras. As demais alternativas, embora reflitam a realidade atual, não contradizem os princípios educacionais e, portanto, estão corretas em seus contextos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab: B
É necessário rever as práticas pedagógicas dentro da escola e se colocar disponíveis e abertos para desvendar e acompanhar a evolução do brincar e tirar proveito dos brinquedos eletrônicos e digitais como forma de uma coletividade em sala de aula, mudando, assim, sua forma original e inicial do coletivo para a individualidade.
Na verdade, o trabalho com os brinquedos eletrônicos deve propiciar a inclusão e não a individualidade como propõe a alternativa.
Gab: B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo