Para Roland Barthes, uma imagem pode reunir três tipos de m...
I. A leitura da imagem massificada se estrutura na simultaneidade de leitura da mensagem perceptiva e da mensagem cultural.
II. Apesar de possuírem a mesma substância, as mensagens icônicas codificada e não-codificada distinguem-se espontaneamente na leitura do espectador comum.
III. Análoga à distinção entre significante e significado, a distinção entre as mensagens icônicas codificada e nãocodificada permite uma análise sobre o papel social da imagem.
Assinale:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a concepção estrutural das mensagens em imagens segundo Roland Barthes, que são divididas em três tipos: mensagem linguística, mensagem icônica codificada e mensagem icônica não-codificada. Para resolver essa questão, é necessário entender como Barthes categoriza a leitura das imagens e a distinção entre esses tipos de mensagens.
A alternativa correta é a B: se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
Justificativa da alternativa correta:
Afirmativa I: Esta afirmativa está correta. A leitura da imagem massificada realmente envolve a simultaneidade de leitura da mensagem perceptiva (o que vemos de imediato) e da mensagem cultural (associações e contextos culturais que influenciam a interpretação), conforme a teoria de Barthes.
Afirmativa III: Esta afirmativa está correta. A distinção entre mensagens icônicas codificadas e não-codificadas é semelhante à distinção entre significante e significado, e permite uma análise sobre o papel social da imagem, já que as mensagens icônicas codificadas estão carregadas de significados culturais enquanto as não-codificadas são mais universais e perceptuais.
Razões pelas quais as outras alternativas estão incorretas:
Afirmativa II: Esta afirmativa está incorreta. Embora as mensagens icônicas codificada e não-codificada possuam a mesma substância, elas não se distinguem de forma espontânea na leitura do espectador comum. Essa distinção requer uma análise mais aprofundada e consciente, já que a codificação cultural muitas vezes não é percebida de forma automática.
As alternativas A, C, D, e E não são corretas porque elas não refletem adequadamente a análise das afirmativas apresentada acima.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A afirmativa II está INCORRETA, pois:
A imagem icônica não codificada é literal, livre de conotação e considerada como imagem denotada. É orgânica, mecânica, sendo que para fazer sua leitura é necessário apenas a percepção natural e o conhecimento de elementos antropológicos.
A imagem icônica codificada é a simbólica, impregnada de códigos culturais e ideológicos, ou seja, a imagem conotada. Para uma análise completa, devemos atentar para todos os elementos que a compõe, como estética, contexto histórico e cultural; enfim, para a composição, como um todo.
Naturalmente, percebemos a imagem icônica codificada concomitantemente com a não codificada, o que não possibilita uma distinção momentânea.
http://www.webartigos.com/artigos/a-composicao-da-retorica-imagetica/116352/
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-composicao-da-retorica-imagetica/116352/#ixzz3xrGuGiXJ
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo