Leibniz estabeleceu uma distinção entre verdades de razão ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113771 Filosofia
Leibniz estabeleceu uma distinção entre verdades de razão e verdades de fato. As verdades de razão enunciam que uma coisa é, necessária e universalmente, não podendo de modo algum ser diferente do que é e de como é. O exemplo mais evidente das verdades de razão são as ideias matemáticas. É impossível que o triângulo não tenha três lados e que a soma de seus ângulos não seja igual à soma de dois ângulos retos; é impossível que um círculo não tenha todos os pontos equidistantes do centro e que não seja a figura formada pelo movimento de um semieixo ao redor de um centro fixo; é impossível que 2 + 2 não seja igual a 4; é impossível que o todo não seja maior do que as partes.
(ARANHA, 2016.)
Gottfried Wilhelm Leibniz foi um matemático, físico e filósofo científico alemão, famoso por ser um dos criadores do cálculo diferencial e integral, conquista que é dividida com Isaac Newton. Leibniz concebe as ideias do cálculo de forma independente, sem nenhuma relação com Isaac Newton. Este fato gerou inúmeras discussões pela disputa do título de criador do cálculo. Leibniz escreveu diversos ensaios, mas não expôs de modo organizado e sistemático o seu pensamento filosófico. No entanto, é o responsável pela criação do termo:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa D é a correta: "Mônadas", que, para Leibniz, são substâncias simples, diferentes entre si, sem extensão, indivisíveis e eternas que somente Deus poderia criar ou destruir.

Para entender essa questão, precisamos explorar o conceito de "mônadas" em Leibniz, um dos seus conceitos mais importantes na filosofia. As mônadas são, em termos simples, unidades fundamentais da realidade, que são indestrutíveis, imutáveis e únicas. As mônadas não interagem diretamente umas com as outras, mas cada uma reflete o universo inteiro de uma maneira única. Essa ideia é central para a metafísica de Leibniz, que busca explicar a natureza da realidade de forma que todas as partes do universo estejam interligadas, porém, cada uma mantém sua individualidade.

Justificando a alternativa correta: A opção D corretamente identifica "mônadas" como o termo criado por Leibniz para descrever essas substâncias fundamentais e simples. Ele propôs que tudo no universo é composto por essas mônadas, que são criadas e destruídas apenas por Deus.

Analisando as alternativas incorretas:

A - "Aporias": Este termo se refere a dificuldades ou paradoxos filosóficos, mas não foi criado por Leibniz. "Aporia" é um conceito importante na filosofia grega, usado por filósofos como Platão para descrever situações em que não há uma solução clara.

B - "Organon": Este termo é tradicionalmente associado a Aristóteles e se refere ao conjunto de obras que formam a base de sua lógica. Não tem relação com Leibniz nem foi criado por ele.

C - "Metafísica": Embora Leibniz tenha contribuído significativamente para a metafísica, ele não criou o termo. Metafísica é um campo da filosofia que estuda a realidade além da experiência sensorial, e o termo já era amplamente utilizado antes de Leibniz.

Compreender a distinção entre estes termos e conceitos é crucial para identificar a contribuição única de Leibniz à filosofia e resolver questões que abordam suas ideias.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Mônada: substância simples, ativa, indivisível, de que todos os entes são formados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo