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Q2113773 Filosofia
“Em perpétuo movimento” é uma expressão que equivale bem a “peripatético”, que deriva, em última análise, do grego, perípatos, um pátio onde se pode passear e mais diretamente de peripatetikós, “aquele que gosta de passear”. Esse adjetivo pesado e meio pretensioso jamais teria chegado ao nosso conhecimento se não fosse um famoso filósofo peripatético: Aristóteles. Dizem que Aristóteles gostava de andar compassadamente em volta dos perípatos de seu Liceu, hábito que deixou para os futuros e profundos pensadores. Essa prática inspirou o nome pelo qual veio a ser conhecido o seu sistema de pensamento e, assim, nasceu a Escola Peripatética de Filosofia.  (MACRONE, Michael. Isso é grego para mim! São Paulo: Rotterdan. 1994. P. 114. In: Dez Lições de Filosofia para um Brasil cidadão, Gilberto Dimenstein, Alvaro Cesar Giansanti, Heidi Strecker. Editora FTD.)
Aristóteles é, sem dúvida, um ícone da filosofia de todos os tempos. Ele foi o criador da lógica como instrumento do conhecimento em qualquer campo do saber. Dentre os seus estudos e teorias, podemos apontar como correta a seguinte premissa: 
Alternativas

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A alternativa correta é a D. Vamos entender por quê.

Alternativa D: Esta opção está correta, pois descreve a famosa teoria de Aristóteles sobre a doutrina do meio-termo ou justa medida. Segundo Aristóteles, a virtude ética está no equilíbrio entre dois extremos, que ele chamou de vícios: um por excesso e outro por falta. A virtude, portanto, está na moderação, na busca pelo equilíbrio entre esses dois pontos, resultando na ação virtuosa. Essa ideia é central na ética aristotélica e reflete o pensamento do filósofo sobre como viver uma vida boa.

Alternativa A: Esta alternativa está incorreta. Ela sugere que a lógica, segundo Aristóteles, tem como finalidade a produção da própria lógica, o que não é uma visão correta do pensamento aristotélico. Na verdade, Aristóteles entendia a lógica como uma ferramenta para o raciocínio e a argumentação, e não como um fim em si mesma.

Alternativa B: Aqui, a afirmação é que o método filosófico-científico de Aristóteles não permitiria chegar a conclusões verdadeiras. Isso é incorreto. Aristóteles acreditava na capacidade da lógica e do método científico de alcançar a verdade ou, pelo menos, aproximar-se dela. Ele desenvolveu um sistema lógico precisamente para aperfeiçoar essa busca pela verdade.

Alternativa C: Esta opção também está incorreta. A lógica, para Aristóteles, não é uma ciência completa em si mesma, mas uma disciplina instrumental. Ela não aparece como a "primeira" em sua classificação das ciências, mas como uma ferramenta essencial para o entendimento e desenvolvimento das ciências e da filosofia, funcionando como um meio, e não um fim.

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