Considere as seguintes proposições: I. No ato administrativ...
I. No ato administrativo discricionário, a competência pode ser transferida pela simples vontade dos agentes públicos interessados.
II. O poder hierárquico conferido à Administração Pública relaciona-se com o requisito de validade do ato administrativo da competência.
III. O motivo expresso como razão determinante do ato discricionário vincula a Administração Pública, de tal forma que, uma vez constatada a falsidade do motivo, o ato não será válido.
IV. A presunção de legitimidade dos atos administrativos é absoluta enquanto que a presunção de veracidade é relativa.
Está correto o que consta APENAS em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Abordaremos os conceitos de atos administrativos e seus princípios fundamentais, essenciais para o entendimento dos requisitos de validade de tais atos no âmbito do Direito Administrativo. Compreender esses elementos é crucial para a resolução de questões de concursos públicos.
Competência é um dos elementos vitais do ato administrativo, determinando quem está legalmente habilitado para realizá-lo. No caso dos atos discricionários, a lei concede uma margem de liberdade na tomada de decisão; contudo, essa competência é fixada por lei e não pode ser transferida apenas pela vontade dos agentes.
No que tange ao poder hierárquico, este se refere à capacidade da Administração de organizar, coordenar e controlar suas atividades internas, o que inclui a competência dos agentes. Um agente deve agir dentro dos limites de sua competência, o que torna correta a proposição que aborda a relação entre poder hierárquico e competência.
Quanto ao motivo do ato administrativo, este se relaciona com as circunstâncias de fato e de direito que justificam a prática do ato. Nos atos discricionários, apesar da liberdade na escolha dos motivos, uma vez determinados, eles vinculam a Administração. Se for comprovada a inexistência ou a falsidade do motivo, o ato é passível de invalidação, o que sustenta a correção dessa proposição.
Em relação à presunção de legitimidade e veracidade, os atos administrativos são reconhecidos inicialmente como legais e verdadeiros. Contudo, tal presunção é relativa, permitindo que sejam rebatidos por meio de prova em contrário. Portanto, a afirmativa que sugere uma presunção absoluta é equivocada.
Analisando as afirmações, identificamos que as proposições II e III são as únicas corretas. Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo