O Ideal científico de Descartes baseia-se na concepção de qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113777 Filosofia
O Ideal científico de Descartes baseia-se na concepção de que os componentes reais do mundo são matéria e movimento. Por matéria, deve-se compreender como sendo uma extensão compacta, cujas alterações só podem ser oriundas da fragmentação. Já o movimento é para Descartes o transporte de uma matéria “de um corpo que se toca à vizinhança de qualquer outro”, conforme explica, Gilles-Gaston Granger. De acordo com essa perspectiva, em vez da noção de vazio, existem os deslocamentos de parte da matéria que se alternam, umas às outras.
(GRANGER, 1994-In.: Revista Filosofia, ciência e vida. Editora EscalaAno VI- Edição 82 – maio/2013.)
Descartes estabelece, dentre outras concepções de suas teorias, uma cisão; assinale-a. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - Entre o mundo sensível e o mundo inteligível.

Para entender a resposta, precisamos considerar a filosofia de René Descartes, um dos grandes pensadores do século XVII. Descartes é conhecido por sua contribuição para a filosofia moderna, principalmente através de seu dualismo entre mente e corpo, ou entre res cogitans (coisa pensante) e res extensa (coisa extensa).

Essa cisão se refere à divisão entre o mundo físico, constituído por matéria e extensão, e o mundo da mente, que é capaz de pensar e refletir. Basicamente, Descartes distingue entre o mundo das experiências sensoriais (mundo sensível) e o mundo da razão e do pensamento (mundo inteligível), alinhando-se à tradição platônica que também fazia essa distinção.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - Da ciência e da crítica da razão pura.

Esta alternativa não está correta porque a "crítica da razão pura" é, na verdade, uma referência ao trabalho de Immanuel Kant, que veio muito depois de Descartes e não faz parte do escopo dos conceitos cartesianos.

C - Entre a visão teleológica e a visão hermenêutica do mundo.

A teleologia está relacionada à finalidade ou propósito, enquanto a hermenêutica se refere à interpretação. Descartes não se concentra em uma divisão entre esses conceitos em suas obras filosóficas, tornando esta alternativa incorreta.

D - Entre a essência metafísica e a transcendência da ciência para a filosofia.

Embora Descartes tenha trabalhado na interface entre ciência e filosofia, ele não formulou uma cisão específica entre essência metafísica e transcendência da ciência. Sua abordagem é mais sobre a separação entre o pensamento (mente) e o mundo físico (corpo).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Descartes estabelece que existem duas substância a res cogitans (coisa pensante/sujeito) e a res extensa (coisa extensa/objeto/mundo material). Estabelecer que há um dualismo entre sujeito (mente) e mundo material, já é por si uma interpretação da filosofia cartesiana. Agora admitir que essa hipotética divisão é entre "mundo sensível" e "mundo inteligível" é equivocado demais, na minha opinião.

isso não seria Platão?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo