Em relação ao Streptococcus pyogenes, um dos principais agen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2637562 Medicina

Em relação ao Streptococcus pyogenes, um dos principais agentes infecciosos causadores de amigdalites bacterianas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, é fundamental ter conhecimentos sobre as características do Streptococcus pyogenes, suas complicações associadas e sua resistência a antibióticos. Vamos analisar cada alternativa e entender por que a alternativa B é a correta.

Alternativa B - Correta: O Streptococcus pyogenes é conhecido por causar complicações imuno-mediadas, como febre reumática e síndrome nefrítica, especialmente em indivíduos geneticamente predispostos. Essas complicações ocorrem devido às cepas reumatogênicas ou nefritogênicas, que são bem descritas na literatura médica. Além disso, a condição PANDAS (Transtorno Neuropsiquiátrico Autoimune Pediátrico Associado a Infecções Estreptocócicas) também está associada a este patógeno.

Alternativa A - Incorreta: O Streptococcus pyogenes é um estreptococo beta-hemolítico do grupo A, não do grupo B. O grupo B refere-se ao Streptococcus agalactiae, importante em infecções neonatais. Além disso, Streptococcus pyogenes é geralmente sensível à penicilina e não apresenta resistência intermediária significativa a esse antibiótico.

Alternativa C - Incorreta: O Streptococcus pyogenes é conhecido por causar escarlatina e síndrome do choque tóxico; contudo, a síndrome da pele escaldada é tipicamente associada ao Staphylococcus aureus, não ao Streptococcus pyogenes.

Alternativa D - Incorreta: Quem é responsável pela sepse neonatal precoce é o Streptococcus agalactiae (grupo B), não o Streptococcus pyogenes.

Alternativa E - Incorreta: O Streptococcus pyogenes não produz beta-lactamase. A produção de beta-lactamase é um mecanismo de resistência mais comumente associado a bactérias como o Staphylococcus aureus.

Compreender as diferenças entre as espécies de estreptococos e suas características clínicas é crucial para a resolução correta dessa questão. Espero que esta explicação tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo