O pensamento Kantiano é conhecido como “idealismo transceden...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113782 Filosofia
O pensamento Kantiano é conhecido como “idealismo transcedental”. Para Kant, a expressão transcendental designa o que fornece a condição de possibilidade da experiência, ou seja, o conhecimento transcendental é o que trata dos conceitos a priori dos objetos, e não os objetos como tal.
(ARANHA, 2016.)
Atento à natureza do conhecimento, Immanuel Kant debruçou-se sobre o assunto e preconizou, dentre outras teorias, que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B. Vamos entender por quê.

Kant é uma figura central no desenvolvimento da filosofia moderna, especialmente por sua obra sobre o conhecimento. Ele propôs a teoria do idealismo transcendental, que aborda como conhecemos o mundo a partir de conceitos a priori, ou seja, conceitos que não dependem da experiência sensorial.

A alternativa B está correta porque afirma que o conhecimento puro conduz a juízos universais e necessários. Isso está em consonância com o pensamento kantiano, que distingue entre conhecimentos a priori (puros) e empíricos. Os conhecimentos a priori são independentes da experiência e são universais e necessários, como as verdades matemáticas. Por outro lado, o conhecimento empírico, que é derivado da experiência, não possui essas características de universalidade e necessidade, pois depende dos dados sensoriais.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Esta alternativa está incorreta porque descreve erroneamente o juízo analítico. Nos juízos analíticos, o predicado está contido no conceito do sujeito, ou seja, o juízo não adiciona nova informação ao sujeito, apenas o explicita. Assim, a afirmação correta seria o oposto do que a alternativa sugere.

C - Esta afirmação está incorreta porque, para Kant, tanto a ciência quanto a filosofia dependem de condições a priori para o conhecimento. Todo conhecimento científico se fundamenta em condições e princípios a priori que a razão estabelece, como as categorias do entendimento.

D - Esta alternativa apresenta uma definição incorreta de juízo sintético. Na realidade, um juízo sintético é aquele em que o predicado não está contido no conceito do sujeito, e sim, acrescenta uma nova informação, sendo este o caso, por exemplo, dos juízos empíricos e dos juízos sintéticos a priori, como "O todo é maior que as partes".

Esses conceitos são fundamentais para compreender a crítica kantiana sobre como conhecemos e como estruturamos o conhecimento. Estudar Kant é essencial para quem busca se aprofundar na filosofia e nos desafios epistemológicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O “idealismo transcedental" de Kant traduz a ideia metafísica aristotelica de dividir o ser enquanto conceito e realidade. Conhecer o ser é conhecer o seu conceito, sua forma universal que reflete o sistema de predicados universais que o elemento ostenta enquanto ser, que fazem com que possa aplicar-se um devido rotulo verbal para que assim, por meio da sua classificação, se possa produzir conhecimento do ser (o que é) .

A ideia de conceito é imutável pois trata-se de uma abstração, formada a partir das propriedades conotativas do ser. Essas notas características principais (essências) sempre serão as mesmas em qualquer espaço ou tempo, alterando-se apenas os predicados acidentais. Isso ja tinha sido pensado por Aristóteles.

Por exemplo, o conceito de cavalo tem sua mesma descrição conotativa do que foi 6.000 anos atrás, é hoje, e será daqui a 6.000 anos. Os exemplares morrem mas o seu conceito abstrato vive ad eternum. O que já foi é e será.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo