Tendo em vista que, na primeira metade do século XX, houve i...
Tendo em vista que, na primeira metade do século XX, houve importantes inovações nos padrões culturais e estéticos, julgue (C ou E) o seguinte item.
A Revolução Russa de 1917 pôs fim ao conservadorismo
cultural e, nos anos 20, com o apoio do Partido Comunista,
artistas e intelectuais de vanguarda desenvolveram o
construtivismo, em consonância com a edificação da sociedade
socialista.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O construtivismo russo foi um movimento estético-político iniciado na Rússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. O termo arte construtivista foi introduzido pela primeira vez por Malevich para descrever o trabalho de Rodchenko em 1917.
A partir do Congresso dos Escritores de 1934 a única forma de arte admitida na URSS seria o Realismo socialista e todas as outras tendências artísticas durante o Stalinismo seriam consideradas formalistas.
Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. O construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas europeias do início do século XX.
São considerados manifestações influenciadas pelo construtivismo o De Stijl, a Bauhaus, o suprematismo, assim como grande parte da vanguarda russa.
Por que a questão está errada?
A questão está errada porque o partido comunista não endossou o construtivismo na década de 20, pois ele era considerado de linhagem modernista. Seria, portanto, burguês e avesso aos valores da revolução russa.
Bons estudos!
O amigo Leduc Marques está certo e a quetão aborda a década de 1920, não a de 1930. Assim, o argumento do Realismo socialista não funciona, como colocou o Grott. O erro, ao meu ver, está no pós fim ao conservadorismo e o amplo apoio. A arte desse período sofreu muita crítica, muita mesmo. Acho que eles deram sorte, porque não acredito que esse seja o nível de comprança da prova, acho que eles se apegaram aos detalhes para manter o gabarito. Melhor teria sido anular, mas sabe como é, se anula, o mocinho que fez a questão não ganha nada.
Não entendi pq está errada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo