O Movimento de Reconceituação é prisioneiro de uma antiga c...

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Q2250874 Serviço Social
O Movimento de Reconceituação é prisioneiro de uma antiga contradição; a coexistência de uma ética de esquerda e uma epistemologia de direita, originando um duplo dilema até hoje presente na prática profissional:
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Mas é necessário, também, evitar uma outra perspectiva, que venho chamando de 

messianismo profissional: 

uma visão heróica do Serviço Social que reforça unilateralmente a subjetividade dos sujeitos, a sua vontade política sem confrontá-la com as possibilidades e limites da realidade social.

Ora, essa afirmativa não é sem conseqüências. As mudanças históricas estão hoje alterando tanto a divisão do trabalho na sociedade, quanto a divisão técnica do trabalho no interior das estruturas produtivas, corporificadas em novas formas de organização e de gestão do trabalho. Sendo o Serviço Social uma especialização do trabalho na sociedade, não foge a esses determinantes, exigindo "apreender os processos macroscópicos que atravessam todas as especializações do trabalho, inclusive, o Serviço Social.

Eu discordo dessa resposta, e gostaria do gabarito, fundamentado. Ora, o messianismo não é um valor da esquerda.

O duplo dilema mencionado no Movimento de Reconceituação do Serviço Social é a coexistência de uma ética de esquerda e uma epistemologia de direita, que gerou um conflito entre a prática profissional e a teoriaEsse dilema se manifestou na prática profissional do Serviço Social, que muitas vezes se viu dividida entre uma ética de esquerda, que defendia a transformação social, e uma epistemologia de direita, que valorizava a neutralidade e a objetividade.

@resumosdoseso

Carlos Montaño, em seu texto "Um projeto para o Serviço Social Criativo" trata desse dilema:

Fatalismo”, ao cristalizar as condições atuais como imutáveis, rígidas, perenes, ingressando assim num possibilismo resignado e hipotecando as possibilidades de um horizonte distinto. 

Messianismo utópico” considera como determinantes da prática profissional “as intenções, os propósitos do sujeito profissional individual”, promovendo um “voluntarismo” e uma “visão heróica” e “ingênua” da ação do indivíduo.

Gabarito: C

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