Se o ser não pode não ser, aquilo que é deve permanecer semp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113786 Filosofia
Se o ser não pode não ser, aquilo que é deve permanecer sempre idêntico a si mesmo, sem jamais mudar; porquanto mudar significa passar a não-ser, o que não é possível. Portanto, no pensamento de Parmênides, ser é aquilo que, por natureza, se conserva em sua identidade própria. Ele levou a noção de ser ao extremo, sustentando que “o que é pleno de si” (pan d’ empleon estin eontos, fr. 8, 24), “é todo contínuo” (tôi xunekhes pan estin, fr. 8,25), que enquanto tal não se relaciona com nenhuma outra coisa senão consigo mesmo (eon gar eonti pelazei, fr. 8,25). E a autoidentidade do objeto persiste sendo condição sine qua non (condição sem a qual não existe) para o conhecimento.
(Escola Eleática | Jose Lourenco – Academia.edu)
A Escola Eleáticatem o seu nome derivado da cidade de Eleia, ao sul da Itália, lugar de origem de seus principais pensadores, sendo Parmênides um dos mais famosos. Dentre suas premissas, é possível apontar: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: C

O tema central da questão está relacionado à Escola Eleática, especialmente ao pensamento de Parmênides, um dos seus mais proeminentes representantes. Parmênides é conhecido por sua abordagem filosófica que enfatiza a imutabilidade do ser. Para ele, a essência da realidade é que o ser é uno, imutável e eterno, sendo uma condição essencial para o conhecimento verdadeiro.

Justificativa da Alternativa Correta (C):

A alternativa C é a correta porque reflete a preocupação de Parmênides em focar na natureza do ser como a única realidade verdadeira. Ele buscava estabelecer critérios racionais para uma explicação aceitável da realidade, desconsiderando as mudanças e a multiplicidade aparentes, que ele via como ilusões dos sentidos.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: Esta opção fala sobre a realidade como infinita, mas a ênfase de Parmênides não está na infinitude espacial ou temporal da realidade. Em vez disso, ele foca na unidade e imutabilidade do ser, sem considerar o vazio ou limites espaciais.

Alternativa B: Embora Parmênides tenha de fato se preocupado em desafiar as cosmologias e teogonias anteriores, sua principal intenção não era desmistificar a natureza humana, mas sim afirmar a permanência e unidade do ser, acima de quaisquer narrativas mitológicas.

Alternativa D: A técnica de "redução ao absurdo" é mais associada a Zenão de Eleia, um discípulo de Parmênides, conhecido por utilizar este tipo de argumentação para defender o pensamento eleático. Parmênides, por outro lado, não era conhecido por usar essa técnica diretamente.

Espero que este comentário tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão e a filosofia de Parmênides. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB "C"

Para Parmêinides, conhecer o ser é conhecer o seu conceito, ou seja, sua forma universal que reflete o sistema de predicados universais que o elemento ostenta enquanto ser, fazem que ele seja o que é e o que não é, para que possa receber um termo de classe como desinência nominal classista (intensidade conotativa). A parir desse processo descritivo se produz o verdadeiro conhecimento do ser segundo o aludido filósofo, aplicando também os princípios fundantes do modelo de racionalidade ocidental, quais sejam: identidade, não contradição e terceiro excluido, com o fito de incluir o ser em algum grupo de objetos como exemplar (extensão denotativa)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo