Um paciente internado com suspeita de tuberculose pulmonar ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1861713 Enfermagem
Um paciente internado com suspeita de tuberculose pulmonar deve ser mantido em isolamento até:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A baciloscopia ou a pesquisa direta do bacilo álcool-ácido resistente (BAAR), pelo método de Ziehl-Neelsen, em amostras de escarro espontâneo é o exame prioritário para os casos suspeitos de TB pulmonar. Para um caso suspeito de tuberculose pulmonar deve ser mantido o isolamento por 3 BAAR negativos.

Ou seja, se a baciloscopia (03 amostras) for negativa, deve-se suspender o isolamento do caso suspeito. Quando em tratamento, o isolamento deve ser suspenso após 3 amostras de BAAR - pesquisa direta - forem negativas e colhidas após 2 semanas de tratamento específico.


Gabarito do Professor: Letra E


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Tratamento diretamente observado (TDO) da tuberculose na atenção básica: protocolo de enfermagem / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 168 p. : il. – (Série F. Comunicação e Educação em Saúde).

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nos casos de suspeita de tuberculose:

Tosse com expectoração há 3 semanas ou mais, ou tosse produtiva há menos de 3 semanas porém com outros sintomas compatíveis e/ou história de contato domiciliar, ou quadro atípico em portador de imunodeficiência (AIDS, neoplasia, diabetes,etilismo).

Conduta:

Precaução com aerossóis;

Pesquisa e cultura de BAAR no escarro ou suco gástrico (03 amostras em dias diferentes);

Se a baciloscopia (03 amostras) for negativa, suspender o isolamento;

Quando em tratamento, suspender o isolamento após 3 amostras de BAAR - pesquisa direta - forem negativas e colhidas após 2 semanas de tratamento específico.

Segundo o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, 2019:

  • monitoramento de indicação de internação, utilização e alta de isolamento respiratório em ambiente hospitalar.

O isolamento respiratório deve ser indicado para o SR (tosse por mais de duas semanas) ou paciente já com diagnóstico bacteriológico de TB. No caso do SR, a retirada do isolamento deverá ocorrer após afastar TB pulmonar através de exames bacteriológicos de escarro espontâneo, induzido ou LBA (SR – um TRM negativo ou duas baciloscopias negativas; TB ativa – duas baciloscopias negativas em dias diferentes) (CHAISSON et al., 2014; LIPPINCOTT et al., 2014).

Os casos devem ser considerados individualmente, principalmente quando forem PVHIV e/ou pessoas com imagens radiológicas altamente sugestivas de TB pulmonar.

A alta de casos previamente confirmados deve ser considerada após a obtenção de duas baciloscopias negativas a partir da segunda semana de tratamento antiTB, mesmo em pacientes diagnosticados inicialmente por TRM-TB;

Gabarito errado, resposta D.

Essas questões do curso estão cheias de respostas erradas.

Temos sempre que conferir em caso de dúvidas.

-> Um paciente internado com suspeita de tuberculose pulmonar deve ser mantido em isolamento até:

-> que seja considerado não bacilífero (2 BAAR negativas) -> BAAR -teste de bacilo álcool-ácido resistente.

 De acordo com o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, 2019 pág 121: o GABARITO É LETRA D!

o monitoramento de indicação de internação, utilização e alta de isolamento respiratório em ambiente hospitalar. O isolamento respiratório deve ser indicado para o SR (tosse por mais de duas semanas) ou paciente já com diagnóstico bacteriológico de TB. No caso do SR, a retirada do isolamento deverá ocorrer após afastar TB pulmonar através de exames bacteriológicos de escarro espontâneo, induzido ou LBA (SR – um TRM negativo ou duas baciloscopias negativas; TB ativa – duas baciloscopias negativas em dias diferentes)

Fonte:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_recomendacoes_controle_tuberculose_brasil_2_ed.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo