Os helmintos são parasitas de muita importância na medicina ...
Os helmintos são parasitas de muita importância na medicina veterinária e podem causar impactos negativos para a saúde pública. Em relação aos helmintos, julgue o item.
A fascíola hepática tem como hospedeiros
intermediários os bovinos e os ovinos, que são
acometidos com lesões hepáticas calcificadas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: Errado (E).
Vamos entender o porquê:
O tema da questão envolve o entendimento dos helmintos, mais especificamente a Fasciola hepatica, um parasita que acomete animais de criação, como bovinos e ovinos, além de ter potencial zoonótico, ou seja, de infecção em humanos.
A afirmação de que os bovinos e ovinos são hospedeiros intermediários da Fasciola hepatica está incorreta. Na verdade, esses animais são os hospedeiros definitivos. O hospedeiro intermediário da Fasciola hepatica é um molusco aquático, geralmente do gênero Lymnaea.
Ao parasitar os bovinos e ovinos, a Fasciola hepatica se instala no fígado, causando lesões hepáticas, mas essas lesões geralmente não são calcificadas como descrito no enunciado. As lesões hepáticas que ocorrem são, em sua maioria, inflamatórias e necróticas devido à migração do parasita.
Os conhecimentos necessários para resolver essa questão incluem:
- Compreensão do ciclo de vida dos helmintos, especialmente da Fasciola hepatica.
- Conhecimento sobre os tipos de hospedeiros: definitivos (onde o parasita atinge a maturidade) e intermediários (onde o parasita passa por algum estágio larval).
- Impactos na saúde animal e potencial zoonótico deste parasita.
Portanto, a frase do enunciado está errada por apresentar uma informação incorreta sobre o papel dos bovinos e ovinos no ciclo de vida da Fasciola hepatica e pela descrição imprecisa das lesões hepáticas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A fasciolíase é uma enfermidade cosmopolita causada pelo parasito Fascíola hepatica. Para completar seu ciclo biológico é necessário o hospedeiro intermediário do gênero Lymnaea. Acomete o parênquima hepático e as vias biliares de mamíferos, tendo maior ocorrência em animais de produção,
FASCIOLA HEPATICA parasita do FÍGADO que possui como hospedeiro INTERMEDIÁRIO caramujos do gênero LYMNEA.
A fasciolose hepática é uma zoonose causada pela Fasciola hepatica, verme achatado e de corpo foliáceo, que tem ampla distribuição geográfica e é conhecido popularmente como baratinha do fígado ou saguaipé. F. hepatica é um trematódeo encontrado no fígado e canais biliares de animais de sangue quente, ocorrendo em ovinos, caprinos, bovinos, búfalos, suínos e em seres humanos. Caracteriza-se por apresentar o corpo com coloração avermelhada, com forma foliácea e achatada dorso-ventralmente, e com a porção anterior em forma de um cone. Os vermes adultos medem 20 a 30 mm de comprimento por 8 a 13 mm de largura, com 2 a 3 mm de espessura.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo