Os helmintos são parasitas de muita importância na medicina ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1921725 Veterinária

Os helmintos são parasitas de muita importância na medicina veterinária e podem causar impactos negativos para a saúde pública. Em relação aos helmintos, julgue o item.

Os ovos infectantes do Ancylostoma caninum podem ser ingeridos pelo homem, ocorrendo a migração pela via linfática ou pela circulação sanguínea. O estágio larval pode atingir o globo ocular, provocando o descolamento da retina, esse estágio é conhecido como larva migrans visceral.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para essa questão é Errado.

Os helmintos são parasitas que podem causar doenças em animais e seres humanos. Em relação ao Ancylostoma caninum, é importante entender que, embora este parasita seja um nematoide que afeta principalmente cães, ele também pode ter implicações para a saúde humana.

Na questão em análise, a descrição dada está incorreta por algumas razões. Primeiramente, os ovos de Ancylostoma caninum não são ingeridos pelos humanos da forma descrita. Na verdade, são as larvas que podem penetrar na pele humana, causando uma condição conhecida como larva migrans cutânea ou "bicho geográfico".

Além disso, o termo larva migrans visceral não se aplica a Ancylostoma caninum. Este termo é geralmente utilizado para descrever infecções por larvas de outros parasitas, como os do gênero Toxocara, que podem migrar para vários órgãos, incluindo o olho, causando condições como larva migrans visceral e larva migrans ocular. No entanto, não ocorre um descolamento de retina como mencionado na questão.

Resumindo, a questão está Errada pois descreve incorretamente o ciclo de infecção e os efeitos do Ancylostoma caninum no ser humano.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conceito trocado com Toxocara canis.

O Ancylostoma caninum é causador da larva migrans cutânea ou "bicho geografico"

Ancylostoma braziliense e Ancylostoma caninum são ancilostomídeos que têm os gatos e cachorros como principais hospedeiros. Não podem completar seu ciclo de vida nos seres humanos. Se as larvas penetram a pele humana, normalmente elas vagam pela pele, causando larva migrans cutânea em vez de migrar para o intestino.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo