O surgimento do Serviço Social como profissão na sociedade b...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Me pareceu uma pergunta que pode ser anulada. Veja: sabemos que o serviço social nasceu no bojo das relações sociais, em meio ao sistema capitalista e que as ações da igreja catolica forjaram sua identidade. Era esta instituição, incentivada pelo estado, com práticas assistencialistas, que iniciaram à atenção aos pobres. Então a resposta E me parecer a síntese téorica, mas a B representa os fatos.
O Serviço Social não pode ser lido como evolução da caridade e sim como profissão requerida pelo Estado e empresariado para responder as expressões da Questão Social, em decorrência da consciência de classe - pela classe trabalhadora. Por isso, a resposta não pode ser a alternativa B. Sendo a alternativa E a resposta mais coerente.
"Profa. Dra. Maria Carmelita Yazbek: Cabe destacar, inicialmente, como ponto de partida uma forma de apreender o trabalho profissional do assistente social, situado no movimento histórico da sociedade. Entendo que o surgimento do Serviço Social como profissão na sociedade brasileira, seu assalariamento e a ocupação de um espaço na divisão social e técnica do trabalho, bem como a estruturação de seu mercado de trabalho particular é resultante de relações históricas, sociais, políticas e econômicas que moldam sua necessidade social e definem os seus usuários. Nessa direção o Serviço Social interfere nos processos relacionados com a reprodução social da vida, desenvolvendo sua ação profissional em situações sociais que afetam a qualidade de vida da população em geral e sobretudo dos setores mais empobrecidos da sociedade"
Temporalis, Brasília (DF), ano 20, n. 39, p. 257-266, jan./jun. 2020. ISSN 2238-1856
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo