O que é ser moral? Para que ser moral? As respostas a essas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113792 Filosofia
O que é ser moral? Para que ser moral? As respostas a essas duas questões são cruciais para orientarmos nossa conduta em relação aos outros e a nós mesmos. O que entendemos por “bem” ou por “mal” pode definir que tipo de pessoa queremos ser e que compromisso temos com os valores éticos e morais. Os conceitos de moral e ética, ainda que diferentes, são com frequência usados como sinônimos. Em um primeiro momento, o sujeito moral é o que age bem ou mal ao acatar ou transgredir as regras morais admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas. No entanto, essa definição é incompleta. A moral refere-se à ação moral concreta, quando nos perguntamos: o que devo fazer? Como devo agir nessa situação? O que é certo? O que é condenável? [...]
(FREITAG, Bárbara, 1989.)

Podemos estabelecer algumas diferenças entre valores éticos e morais, bem como, em relação às teorias que se estabelecem acerca do tema, já que essas definições variam de acordo com a abordagem de cada filósofo. Em Aristóteles, por exemplo:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra D.

Essa questão aborda o tema da ética e moral, conceitos fundamentais na filosofia, com foco em como esses conceitos são interpretados por diferentes filósofos, especificamente Aristóteles. Para resolvê-la, é importante compreender a diferença entre ética e moral e conhecer a perspectiva aristotélica sobre virtude e felicidade.

Justificativa da alternativa D:

Aristóteles define a ética em termos de virtude. Para ele, a felicidade (ou eudaimonia) é alcançada através da atividade da alma em conformidade com a virtude perfeita. A virtude, na visão aristotélica, é um estado intermediário entre dois extremos, ou seja, entre o excesso e a deficiência. A ética, portanto, está diretamente ligada ao agir segundo a virtude, e isso forma a base para uma vida feliz e realizada.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: A noção de que o belo e o bom formam um todo harmonioso não é característica do pensamento aristotélico, mas pode ser associada a Platão, que discutia a ideia de perfeição e formas ideais. Aristóteles, embora discípulo de Platão, desviou-se dessa visão ao focar no realismo prático das virtudes.

Alternativa B: A ideia de que o bem é objetivo e ligado ao conhecimento e ciência remete a uma abordagem mais próxima de filósofos como Sócrates e, novamente, Platão, que acreditavam na conexão entre conhecimento e virtude. Aristóteles, no entanto, enfatizou a prática e o hábito na formação das virtudes.

Alternativa C: Embora Aristóteles fale sobre o "bem universal", a ética aristotélica não é sobre suplantar o excesso apenas através da inspiração pelo bem. Para ele, trata-se de encontrar o meio-termo através da prática e do hábito, cultivando assim a virtude.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo