Júlio, jovem de 25 anos, viúvo, desempregado, procurou a UB...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2381849 Psicologia
Júlio, jovem de 25 anos, viúvo, desempregado, procurou a UBS próxima à sua casa e solicitou tratamento para seu uso abusivo de álcool e outras drogas, de acordo com a organização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Júlio deverá ser encaminhado para qual equipamento, preferencialmente? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Para um CAPS AD, onde poderá participar de atividades diversas e receberá cuidado ambulatorial.

A questão aborda a organização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), um componente essencial das políticas públicas de saúde mental no Brasil. A RAPS é composta por diversos equipamentos destinados a oferecer suporte integral a pessoas com transtornos mentais e usuários de substâncias psicoativas.

Explicação:

Julio, um jovem de 25 anos, está enfrentando problemas com o uso abusivo de álcool e outras drogas. Ele procurou ajuda na Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à sua residência. O próximo passo é encaminhá-lo ao equipamento da RAPS mais adequado para atender suas necessidades específicas.

Vamos analisar cada alternativa:

Alternativa A - Deverá ser atendido por um psiquiatra, na própria UBS onde procurou ajuda:
Essa alternativa está incorreta. Embora a UBS seja a porta de entrada para muitos serviços de saúde, e possa realizar o primeiro atendimento e triagem, o tratamento específico para o uso abusivo de álcool e outras drogas deve ser realizado em um serviço especializado da RAPS, como o CAPS AD.

Alternativa B - Para o CREAS, uma vez que já tem um direito violado:
Essa alternativa também está incorreta. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é um equipamento da assistência social que atende casos de violação de direitos, mas não é especializado no tratamento de transtornos decorrentes do uso de álcool e drogas.

Alternativa C - Para um Centro de Convivência, já que está desempregado e deverá ser encaminhado para uma atividade de geração de renda:
Esta alternativa está incorreta. Embora o Centro de Convivência ofereça atividades de inclusão social e geração de renda, ele não é o equipamento adequado para tratar diretamente os problemas de abuso de álcool e drogas. A prioridade é tratar o transtorno de saúde mental.

Alternativa D - Para um CAPS III, pois possivelmente será necessário que pernoite em um leito disponível no equipamento:
Esta alternativa está incorreta. O CAPS III é um serviço para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, que pode oferecer atendimento 24 horas, incluindo pernoite, mas não é específico para o tratamento de dependência química.

Alternativa E - Para um CAPS AD, onde poderá participar de atividades diversas e receberá cuidado ambulatorial:
Esta é a alternativa correta. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) é o equipamento especializado da RAPS para o tratamento de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Lá, Julio poderá participar de atividades terapêuticas diversas e receberá cuidado ambulatorial contínuo.

Portanto, de acordo com a organização da RAPS e as necessidades de Julio, ele deve ser encaminhado preferencialmente para um CAPS AD.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é uma estratégia de organização dos serviços de saúde mental no Brasil, que visa proporcionar um cuidado integral e humanizado às pessoas com transtornos mentais e/ou em sofrimento psíquico. A RAPS foi instituída pela Portaria nº 3.088/2011 do Ministério da Saúde e é composta por diferentes tipos de serviços e equipamentos de saúde, distribuídos em diferentes níveis de complexidade.

Essa rede é organizada em três componentes principais:

  1. Atenção Básica: É o ponto de entrada na RAPS, onde são realizados o acolhimento, o diagnóstico inicial, o tratamento e o acompanhamento de grande parte dos casos de transtornos mentais comuns. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) fazem parte desse componente, oferecendo atendimento ambulatorial e realizando ações de promoção e prevenção em saúde mental.
  2. Atenção de Urgência e Emergência: Engloba os serviços que prestam atendimento de urgência a pessoas em crise psíquica, como os Serviços de Urgência Psiquiátrica (SUP) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
  3. Atenção Residencial: Compreende os dispositivos de moradia assistida, residências terapêuticas e outros recursos que visam a reinserção social e comunitária de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, que necessitam de cuidados em tempo integral.

Além disso, a RAPS busca promover a articulação entre os diferentes pontos de atenção, garantindo uma assistência integrada e de qualidade aos usuários, bem como o fortalecimento do protagonismo e da participação social no cuidado em saúde mental.

CAPS I: Atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados as necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 15 mil habitantes.

CAPS II: Atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso decorrente de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 70 mil habitantes.

CAPS i: Atende crianças e adolescentes que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso decorrente de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Indicado para municípios ou regiões com população acima de 70 mil habitantes.

CAPS ad Álcool e Drogas:  Atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 70 mil habitantes. 

CAPS III: Atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso decorrente de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPSad, possuindo até 05 (cinco) leitos para acolhimento noturno. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 150 mil habitantes. 

CAPS ad III Álcool e Drogas: Atende adultos, crianças e adolescentes, considerando as normativas do Estatuto da Criança e do Adolescente, com sofrimento psíquico intenso e necessidades de cuidados clínicos contínuos. Serviço com no máximo 12 leitos de hospitalidade para observação e monitoramento, de funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana; indicado para municípios ou regiões com população acima de 150 mil habitantes.

fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/desmad/raps/caps

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo