A reconceituação apontava para uma crítica radical ao tradic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250887 Serviço Social
A reconceituação apontava para uma crítica radical ao tradicionalismo. A passagem dos anos 70 aos 80 e o movimento operário sindical, o protagonismo dos chamados novos sujeitos sociais abriu novas perspectivas para os assistentes sociais que pretendiam a ruptura com este tradicionalismo, com implicações para a profissão. Neste contexto, os Assistentes Sociais investiram fortemente em dois planos:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Uma questão muito relevante, eu não sabia quando que surgiu a primeira pós-graduação da nossa área, agora eu sei, entre os anos 70 e 80.

Fonte: https://wandersoncmagalhaes.files.wordpress.com/2013/07/livro-o-servico-social-na-contemporaneidade-marilda-iamamoto.pdf

eixo Rio de Janeiro/São Paulo, em universidades católicas (PUC-RS e PUCSP). A essas iniciativas segue-se, em 1976, o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu em uma universidade federal, sediado na UFRJ. É ainda no final dos anos 1970, que se observa uma descentralização do ensino pós-graduado, tanto para o sul do país - com a abertura de um programa em Serviço Social na PUC-RS, em 1977 - como para o Nordeste, pela Universidade da Paraíba, em 1977 e de Pemambuco em 1979". IAMAMOTO, M. V; KARSH, U. M. S. e ARAÚJO, J. M. de. "Relatório avaliativo da área de pós-graduação em Serviço Social (período 1987/1989)". Serviço Social e Sociedade, n° 38. São Paulo, Cortez, ano XIII, abr. 1992, p. 143.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo