A reconceituação apontava para uma crítica radical ao tradic...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - organizou-se a categoria profissional e investiu-se na formação por meio da pós-graduação.
Vamos entender o contexto da questão. O tema central é o processo de reconceituação do Serviço Social, que ocorreu principalmente entre os anos 1970 e 1980. Este foi um período em que os assistentes sociais buscaram romper com o tradicionalismo, visando uma prática mais crítica e alinhada às demandas sociais emergentes.
Durante esse período, o movimento de reconceituação foi impulsionado por diversos fatores, especialmente pelo fortalecimento de movimentos sociais e a emergência de novos sujeitos sociais, o que exigiu dos assistentes sociais uma formação mais crítica e especializada. Portanto, a organização da categoria profissional e o investimento em formação, especialmente por meio da pós-graduação, foram estratégias chave para alcançar esses objetivos.
Agora, vamos analisar por que a alternativa A é a correta:
A alternativa A menciona duas ações fundamentais: organização da categoria profissional e investimento na formação por meio da pós-graduação. Esses são aspectos centrais da reconceituação, que visava preparar os assistentes sociais para atuar de maneira crítica e reflexiva em um contexto de mudanças sociais significativas. A busca por uma formação continuada e qualificada foi essencial para fortalecer a identidade e a atuação profissional dos assistentes sociais.
Vamos examinar as alternativas incorretas:
B - Reforçar a erosão do Serviço Social tradicional e reafirmar a liderança dos profissionais no contexto da América Latina não reflete o foco da reconceituação, que visava a transformação interna da profissão, não apenas lideranças externas.
C - Validar o tradicionalismo contraria o movimento de reconceituação, que propunha uma crítica ao modelo tradicional e buscava novas práticas.
D - Integrar a profissão no circuito universitário foi um passo, mas bloquear o processo de renovação não faz sentido no contexto de uma reconceituação que busca exatamente essa renovação.
E - Organizou-se a classe trabalhadora e qualificou-se a categoria profissional. Embora parte seja verdadeira, essa alternativa mistura ações de diferentes atores sociais sem focar diretamente nas estratégias dos assistentes sociais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Uma questão muito relevante, eu não sabia quando que surgiu a primeira pós-graduação da nossa área, agora eu sei, entre os anos 70 e 80.
Fonte: https://wandersoncmagalhaes.files.wordpress.com/2013/07/livro-o-servico-social-na-contemporaneidade-marilda-iamamoto.pdf
eixo Rio de Janeiro/São Paulo, em universidades católicas (PUC-RS e PUCSP). A essas iniciativas segue-se, em 1976, o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu em uma universidade federal, sediado na UFRJ. É ainda no final dos anos 1970, que se observa uma descentralização do ensino pós-graduado, tanto para o sul do país - com a abertura de um programa em Serviço Social na PUC-RS, em 1977 - como para o Nordeste, pela Universidade da Paraíba, em 1977 e de Pemambuco em 1979". IAMAMOTO, M. V; KARSH, U. M. S. e ARAÚJO, J. M. de. "Relatório avaliativo da área de pós-graduação em Serviço Social (período 1987/1989)". Serviço Social e Sociedade, n° 38. São Paulo, Cortez, ano XIII, abr. 1992, p. 143.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo