O comprometimento no trabalho é uma competência valorizada n...
O comprometimento no trabalho é uma competência valorizada nas organizações e remete para a conexão institucional entre uma pessoa e uma organização. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.
O comprometimento do colaborador com a organização
apresenta tipologia afetiva quando ele demonstra
disposição em nela permanecer devido à percepção de
recompensas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com a Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, o que motiva realmente o trabalhador não são os Fatores higiênicos que dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.
Na verdade, são os Fatores Motivacionais que tem essa função, ou seja, aqueles que se referem ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.
Logo, as "recompensas" não motivam as os colaboradores!
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/
"...devido à percepção de recompensas."
O colaborador está esperando algo em troca pelo trabalho que está desempenhando.
Tipologia Instrumental (esforço do colaborador como instrumento para conseguir algum benefício).
Tipologia AFETIVA
São colaboradores que mantém um vínculo sentimental e emocional com a empresa em que atuam. Estes profissionais sentem-se valorizados e têm orgulho em estar na organização, se colocando sempre à disposição para contribuir em prol da empresa. Neste tipo de comprometimento, os objetivos do funcionário estão aliados com os da empresa.
Tipologia NORMATIVA
São colaboradores que permanecem em determinada empresa porque se sentem obrigados a estar dentro dela, seja por causa de um “débito” com a organização ou para retribuir um favor por algum benefício recebido.
GAB: E
Tipologia INSTRUMENTAL
São colaboradores que dão importância ao salário e aos benefícios recebidos, ou que entendem que os custos de um desligamento seriam maiores do que se permanecer nela. Para eles, a questão financeira é um motivador que os mantêm ativos dentro do ambiente corporativo. Este tipo de comprometimento organizacional está relacionado a colaboradores com pouca qualificação profissional, e que precisam permanecer na empresa não porque querem, mas por necessidade.
http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/quais-5-tipos-comprometimento-organizacional/
Tipologia instrumental. A organização é um instrumento para se alcançar os próprios objetivos.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
O comprometimento do colaborador com a organização apresenta tipologia INSTRUMENTAL quando ele demonstra disposição em nela permanecer devido à percepção de recompensas.
Comprometimento instrumental: são colaboradores que dão importância ao salário e aos benefícios recebidos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo