As crianças têm características anatômicas e fisiológicas q...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3059673 Enfermagem
As crianças têm características anatômicas e fisiológicas que as predispõem ao desenvolvimento de insuficiência respiratória quando acometidas de patologias do sistema respiratório. Identificar precocemente as alterações permite prevenir complicações mais graves na criança.
São sinais de insuficiência respiratória em crianças:

1. A frequência respiratória geralmente está aumentada (taquipneia) e pode-se observar aumento do esforço respiratório, com batimento de asas do nariz, tiragem intercostal, supra/sub esternal, supraclavicular, subcostal, contração da musculatura acessória da respiração e movimento paradoxal do abdome.
2. A diminuição da frequência respiratória (bradipneia) e o aparecimento de ritmo respiratório irregular não se constituem em sinais de alerta para a deterioração das condições clínicas da criança.
3. O estridor inspiratório e as alterações da voz sugerem obstrução das vias aéreas superiores (extratorácicas).
4. Sibilos e aumento do tempo expiratório podem estar presentes nas patologias obstrutivas das vias aéreas inferiores como asma e bronquiolite.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

O tema central da questão é a identificação precoce dos sinais de insuficiência respiratória em crianças. Para resolver essa questão, é essencial compreender as características fisiológicas e anatômicas que tornam as crianças mais suscetíveis a problemas respiratórios e reconhecer os sinais clínicos que indicam essa condição.

Vamos analisar cada afirmativa:

Afirmativa 1: "A frequência respiratória geralmente está aumentada (taquipneia) e pode-se observar aumento do esforço respiratório..." Esta afirmativa está correta, pois a taquipneia e o aumento do esforço respiratório são indicadores clássicos de insuficiência respiratória em crianças. Sintomas como batimento de asas do nariz e tiragem intercostal são sinais de que a criança está com dificuldade para respirar.

Afirmativa 2: "A diminuição da frequência respiratória (bradipneia) e o aparecimento de ritmo respiratório irregular não se constituem em sinais de alerta..." Esta afirmativa está incorreta. A bradipneia e o ritmo respiratório irregular são sinais de alerta crítico e podem indicar uma piora no estado clínico da criança, sendo assim, necessitam de atenção imediata.

Afirmativa 3: "O estridor inspiratório e as alterações da voz sugerem obstrução das vias aéreas superiores..." Esta afirmativa é correta, pois o estridor é um som característico que indica obstrução das vias aéreas superiores, como pode ocorrer em casos de croup ou epiglotite.

Afirmativa 4: "Sibilos e aumento do tempo expiratório podem estar presentes nas patologias obstrutivas das vias aéreas inferiores..." Esta afirmativa também está correta. Os sibilos são sons associados a doenças como asma e bronquiolite, que são condições obstrutivas das vias aéreas inferiores.

Portanto, a alternativa correta é a letra D, pois apenas as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo