De uma população com 1.025 elementos, considerada normalment...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q411555 Estatística
De uma população com 1.025 elementos, considerada normalmente distribuída, é extraída uma amostra aleatória, com reposição, de tamanho 400 obtendo-se uma média amostral igual a 156. Sendo µ a média da população, deseja-se testar a hipótese H0: µ = 150 (hipótese nula) contra H1: µ > 150 (hipótese alternativa), ao nível de significância α, com base nos dados da amostra. Considere que na curva normal padrão (Z) a probabilidade P(Z > 2,40) = α e que o valor encontrado para a média amostral coincide com o maior valor tal que H0 não é rejeitada ao nível de significância α. O desvio padrão populacional é igual a
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

erro = z*sigma" / raiz de n

onde "sigma" = sigma √(N - n) / (N - 1),

N = 1025,

n = 400,

z = 2,40,

erro = 6

Resposta: (C)

Esta questão caberia recurso, uma vez que no enunciado expõe-se que a amostra aleatória extraída de uma população finita é com reposição de modo que não seria necessário aplicar o fator de correção para amostras finitas afim de encontrar a resposta. Contudo, a resposta do gabarito faz uso do fator de correção para amostras finitas utilizado, segundo os livros de estatística para amostras aleatórias sem reposição de populações finitas.

Pelo enunciado, temos: N=1025, n=400, x¯=156, μ=150 e z=2,4.

para amostras sem reposição de populações finitas é necessário ajustar as estimativas aos parâmetros populacionais utilizando o fator de correção:

Nn / N−1 (esse valor deve er multiplicado ao erro padrão da estimativa)

σ = 50(1,28) = 64

Sem considerar o fator de correção σ = 50

Por mais que ele tenha dado uma população finita, a questão induz ao erro ao falar 'com reposição'. O certo seria falar 'sem reposição'. Caberia recurso ao meu ver.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo