Na chamada Era de Bismarck, as relações internacionais dos ...
Entre 1870 e 1891, as relações internacionais da Europa foram marcadas pela ampliação da rigidez sistêmica e pela formação de bipolaridade de blocos, o que criou antagonismos entre antigas e novas potências.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário do Gabarito:
Contrariamente ao que a assertiva sugere, o período entre 1870 e 1891, correspondente à Era de Bismarck, foi marcado por uma política externa que buscou equilibrar as relações internacionais europeias, evitando a formação de blocos antagônicos e a consequente rigidez sistêmica. Otto von Bismarck, chanceler da Alemanha, implementou uma complexa rede de alianças, tratados e acordos diplomáticos com o objetivo de isolar a França e manter o equilíbrio de poder na Europa. A ideia não era criar uma bipolaridade, mas sim evitar que alianças fixas pudessem levar a uma escalada de tensões que resultasse em conflito aberto.
Logo, a afirmação é: Errada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Comentário: Não havia rigidez nem formação de bipolaridade de blocos, essa divisão só começa a aparecer com Guilherme II e seu imperialismo agressivo (diferente da satisfação de limitação dos objetivos de Bismarck).
Gabarito: ERRADO.
Na verdade, o período que a assertiva se refere é o segundo (1890-1918) na divisão das relações internacionais no novo equilíbrio europeu (1871-1918). Abaixo, Wolfgang Dopcke esclarece:
"A maioria dos historiadores subdivide as relações internacionais entre 1871 e 1918 em dois períodos, cuja dinâmica característica é derivada, significativamente, da política externa alemã. O primeiro deles se estende de 1871 a 1890, quando a diplomacia da Europa e as relações internacionais foram dominadas pelas alianças do sistema de Bismarck. O segundo período abrange desde a renúncia forçada de Bismarck (1890) até 1918; inicia-se com ofensivas alemãs na política externa e caracteriza-se por tensões crescentes, pela bipolarização em blocos de poder permanentes e pelo resvalo na Primeira Guerra Mundial."
História das Relações Internacionais Contemporâneas, SARAIVA, JOSÉ FLÁVIO SOMBRA (org), p.82.
Isso aconteceu entre 1890 - 1918 (Wolfgang Dopcke in "História das Relações Internacionais Contemporâneas")
A banca de história tende a ser bem rígida com a configuração do período de Concerto Europeu (1815-1914). São essas as divisões aproximadas:
1815-1848: Ordem de Viena, Sistema de Metternich, Equilíbrio Europeu
1848: Início das Guerras de Reajuste
- Guerra da Crimeia
- Unificação Italiana
- Unificação Alemã
- Guerra Sete Semanas
- Guerra Franco-Prussiana
1870-1890: Novo Equilíbrio: está em "construção" ainda, por isso não há rigidez sistêmica.
Um exemplo é o sistema de alianças secretas do Bismarck que fazia alianças com Áustria, depois com Rússia, depois com Áustria e Rússia, depois com Itália, etc.
1890-1914: Paz Armada: aqui, como o nome já diz, as alianças já estão formadas e os países estão se preparando para a guerra
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo