Na chamada Era de Bismarck, as relações internacionais dos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q127675 História
Na chamada Era de Bismarck, as relações internacionais dos Estados europeus foram marcadas por concepções políticas e de segurança atribuídas, em parte, a esse chanceler alemão. A respeito desse tema e considerando o contexto europeu no referido período, julgue (C ou E) os itens que se seguem.


Entre 1870 e 1891, as relações internacionais da Europa foram marcadas pela ampliação da rigidez sistêmica e pela formação de bipolaridade de blocos, o que criou antagonismos entre antigas e novas potências.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário do Gabarito:

Contrariamente ao que a assertiva sugere, o período entre 1870 e 1891, correspondente à Era de Bismarck, foi marcado por uma política externa que buscou equilibrar as relações internacionais europeias, evitando a formação de blocos antagônicos e a consequente rigidez sistêmica. Otto von Bismarck, chanceler da Alemanha, implementou uma complexa rede de alianças, tratados e acordos diplomáticos com o objetivo de isolar a França e manter o equilíbrio de poder na Europa. A ideia não era criar uma bipolaridade, mas sim evitar que alianças fixas pudessem levar a uma escalada de tensões que resultasse em conflito aberto.

Logo, a afirmação é: Errada.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Trata-se do período da realpolitik de Bismarck, em que a Alemanha era uma potência satisfeita. Hobsbawm disse a esse respeito que a limitação deliberada de objetivos era a única coisa que podia controlar a rivalidade internacional das potências (AL e UK).
Pelo gabarito: Errado.
Comentário: Não havia rigidez nem formação de bipolaridade de blocos, essa divisão só começa a aparecer com Guilherme II e seu imperialismo agressivo (diferente da satisfação de limitação dos objetivos de Bismarck).

Gabarito: ERRADO.

Na verdade, o período que a assertiva se refere é o segundo (1890-1918) na divisão das relações internacionais no novo equilíbrio europeu (1871-1918). Abaixo, Wolfgang Dopcke esclarece:

 

"A maioria dos historiadores subdivide as relações internacionais entre 1871 e 1918 em dois períodos, cuja dinâmica característica é derivada, significativamente, da política externa alemã. O primeiro deles se estende de 1871 a 1890, quando a diplomacia da Europa e as relações internacionais foram dominadas pelas alianças do sistema de Bismarck. O segundo período abrange desde a renúncia forçada de Bismarck (1890) até 1918; inicia-se com ofensivas alemãs na política externa e caracteriza-se por tensões crescentes, pela bipolarização em blocos de poder permanentes e pelo resvalo na Primeira Guerra Mundial."

 

História das Relações Internacionais Contemporâneas, SARAIVA, JOSÉ FLÁVIO SOMBRA (org), p.82.

Isso aconteceu entre 1890 - 1918 (Wolfgang Dopcke in "História das Relações Internacionais Contemporâneas")

A banca de história tende a ser bem rígida com a configuração do período de Concerto Europeu (1815-1914). São essas as divisões aproximadas:

1815-1848: Ordem de Viena, Sistema de Metternich, Equilíbrio Europeu

1848: Início das Guerras de Reajuste

  • Guerra da Crimeia
  • Unificação Italiana
  • Unificação Alemã
  • Guerra Sete Semanas
  • Guerra Franco-Prussiana

1870-1890: Novo Equilíbrio: está em "construção" ainda, por isso não há rigidez sistêmica.

Um exemplo é o sistema de alianças secretas do Bismarck que fazia alianças com Áustria, depois com Rússia, depois com Áustria e Rússia, depois com Itália, etc.

1890-1914: Paz Armada: aqui, como o nome já diz, as alianças já estão formadas e os países estão se preparando para a guerra

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo