A operação de abertura do disjuntor se dá pelo deslocamento ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: FEPESE Órgão: CELESC
Q1210161 Engenharia Elétrica
A operação de abertura do disjuntor se dá pelo deslocamento mecânico dos contatos, desde a sua posição inicial (fechado) até a posição aberta. Durante esse movimento, o arco elétrico se forma e acompanha o contato móvel até a sua posição final. A corrente de curto-circuito tem continuidade através do arco elétrico, mesmo com a total abertura mecânica dos contatos do disjuntor. Portanto, para eliminar o curto-circuito, devem-se prover ações adicionais, ou seja, utilizar dispositivos e meios para a extinção do arco elétrico.
Analise as afirmativas abaixo, em relação a esse assunto.

1. As câmaras de extinção do arco elétrico devem ter meios para alongar e fracionar o arco elétrico para ajudar na sua extinção. 
2. Na câmara a óleo mineral, o óleo age como isolante, refrigerante, e as bolhas de gás formadas empurram o arco para cima, alongando-o. 
3. A câmara a vácuo é excelente porque dificulta a formação do arco elétrico pela inexistência do meio. 
4. O alongamento do arco elétrico pode ser por ação de forças eletromagnéticas (sopro magnético), por jatos de ar ou SF6 ou pela ação das bolhas de gás formadas pela decomposição do óleo. 
5. Na câmara com gás SF6 sob pressão, o SF6 dificulta a formação do arco e tem elevada capacidade de recuperação de sua rigidez dielétrica, dificultando a reignição.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas