Com relação ao tipos de curativos, assinale a alternativa c...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta - A alternativa propõe Alginato de cálcio, estando incorreta, os curativos Alginato de Cálcio são constituídos por fibras extraídas de algas marinhas marrons, compostas pelos Ácidos Gulurônico e Manurônico, apresentando íons cálcio e sódio incorporados.
B) Incorreta - A alternativa propõe Papaína, estando incorreta, a Papaína é composta por enzimas proteolíticas e peroxídases: papaína, quimiopapaína A e B e papayapeptidase.
C) Incorreta - A alternativa propõe Carvão ativado, estando incorreta, Carvão Ativado com Prata Recortável é um curativo primário e/ou secundário composto de tecido de carvão ativado impregnado com prata, prensado entre duas camadas de rayon / poliamida.
D) Incorreta - A alternativa propõe Hidrogel, estando incorreta, Hidrogel com algina de cálcio tem na composição: Água purificada, propilenoglicol, carbômero 940, trietanolamina, alginato de cálcio e sódio, conservantes e carboximetilcelulose.
E) Correta -O hidrocolóide em placa é indicado para lesões vitalizadas ou com necrose com pouco/médio exsudato, como escoriações, queimaduras de 1º e 2º grau e lesões por fricção ou pequenos traumas em pele, mas também para prevenção ou tratamento de úlceras por pressão não infectadas. Composição: camada externa de espuma de poliuretano e outra interna composta de gelatina, pectina e carboximetilcelulose sódica. Mecanismo de ação: estimula a angiogênese e o desbridamento autolítico. Acelera o processo de granulação tecidual.
Gabarito: Letra E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Carvão ativado com prata
Característica - Carvão ativado impregnado com prata a 0,15% envolto em um não tecido (nylon) poroso, selado nas quatro bordas
Mecanismo de ação- o carvão ativado tem a capacidade de adsorver as bactérias de forma concomitante à absorção do exsudato, além de filtrar os odores. A prata tem poder bactericida e bacteriostático.
Indicação- Feridas infectadas com odor fétido e/ou com grande quantidade de exsudato
Contra-indicação- Feridas limpas ou com pouco exsudato. Lesão por queimadura, sensibilidade ao nylon, feridas com exposição de osso ou tendão, e aplicação sobre
necrose de coagulação
Observação- não pode ser cortado para não liberar carvão e prata na lesão.
Freqência de troca- Trocar a cobertura secundária sempre que saturada. A troca do curativo deve ser diária à princípio, para avaliação do grau de saturação e de possíveis reações ao produto, posteriormente pode ser espaçada, para 48 ou 72 hs até mesmo chegando a permanecer sete dias.
Hidrocoloide
Caracteristicas-.Cobertura estéril, composta por espuma externa ou filme de poliuretano unida a um material interno, composto por carboximetilcelulose sódica, gelatina e pectina. Pode ser cortadas na medida requisitada, molda-se bem a superfície corporal, é impermeável à água.
Mecanismo de ação- A interação da camada interna do curativo com a lesão, leva a formação de um gel viscoso que impede a aderência do curativo à base da úlcera. Este gel proporciona debridamento por autólise; estimula a neoangiogênese e promove a manutenção da umidade e do pH.
Indicação- Ulceras com baixíssima exsudação e ulceras venosas em fase final de cicatrização.
Contra-indicação-Em feridas colonizadas ou infectadas, exsudativas e com necrose de coagulação extensa;
Frequência de troca: em geral de 3-7 dias ( o paciente pode tomar banho com a cobertura). Observar a saturação do produto.
Hidrogel
Características- Gel incolor composto por água , carboximetilcelulose e propilenoglicol com ou sem alginato de cálcio ou sodio
Mecanismo de ação- Amolece e remove o tecido desvitalizado através de autólise. Mantém a umidade no leito da ferida.
Indicação- Indicado na remoção de crostas, esfacelos e tecidos desvitalizados em feridas limpas com pouca exsudação.Pode e deve ser usado em feridas com exposição de tendão e osso (mesmo na ausência de necrose)
Contra-indicação- Feridas com exsudação abundante
Observação-Pode provocar maceração na borda da ferida se permanece por muito tempo.
Frequência de troca: a cada 1-3 dias.
Papaína
Característica- Complexo de enzimas proteolíticas do látex do mamão papaia
Mecanismo de ação- Atua como debridante enzimático. Necessita de utilização de curativo úmido para ter ação
Indicação-tratamento de feridas abertas e para debridamento de tecidos necróticos, e na presença de esfacelo.
Contra-indicação- Alergia ao latéx e dor não suportável à aplicação
Vantagens- Realiza debridamento do tecido necrótico de forma rápida e não traumática, sem danos ao tecido são. Baixo custo. A enzima não agride o tecido saudável.
Desvantagens- É um enzima instável e fotossensível, devendo ser utilizada logo após o preparo e diluição. Pode provocar dor ou desconforto nos primeiros 10 min de aplicação.
Frequência de troca- No máximo 24 h.
Alginato de cálcio
As placas são compostas por fibras de ácido algínico (ácido gulurônico e ácido manurônico) extraído das algas marinhas marrons (Laminaria). Contém também íons de cálcio e sódio. Camada externa de poliuretano e camada interna composta de gelatina, pectina e carboximetilcelulose sódica. Apresenta-se em forma de placa ou cordão estéreis.
Ação: troca iônica do cálcio do alginato com o sódio do sangue e do exsudato. Promove a hemostasia, absorve exsudato, forma um gel que mantém a umidade, promove a granulação e auxilia o desbridamento autolítico.
Indicação: feridas com ou sem infecção, com moderada a intensa exudação, com ou sem tecido necrótico, exceto, em caso de necrose seca e com ou sem sangramento.
Troca: a frequência de trocas será determinada de acordo com a quantidade de exsudato presente na ferida podendo ser de até sete (7) dias. Em caso de feridas infectadas, a troca deverá ser realizada a cada 24 horas e em feridas limpas, com sangramento, a troca deve ocorrer a cada 48 horas. A cobertura secundária deverá ser trocada quando houver necessidade.
Contraindicação: feridas com pouca drenagem de exsudato e feridas com necrose seca
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo