Julgue os itens subsecutivos, referentes a atos administrati...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q355871 Direito Administrativo
Julgue os itens subsecutivos, referentes a atos administrativos.

De acordo com a corrente dominante na literatura, o motivo é requisito de validade do ato administrativo, denominado pressuposto objetivo de validade.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com a corrente dominante na literatura, o motivo é requisito de validade do ato administrativo, denominado pressuposto objetivo de validade.  Achei esta parte um tanto estranha visto que não atende o conceito direto, mas recorri à obra do Marcelo Alexandrino e Vicente de Paulo para entender o meu erro.


"O motivo é  a causa imediata  do ato administrativo. É a situação de fato e de direito que determina ou autoriza a prática do ato, ou, em outras palavras, o pressuposto fático e jurídico (OU normativo) que enseja a prática do ato."


RELEMBRANDO: REQUISITOS DO ATO FF.COM 


FORMA

FINALIDADE

COMPETÊNCIA

OBJETO 

MOTIVO

Uma outra questão ajuda a responder, vejam:

Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Analista AdministrativoDisciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Atos administrativos; 

Competência, finalidade, forma, motivo e objeto são requisitos de validade de um ato administrativo.

GABARITO: CERTA.

Assertiva CORRETA. 


Complementando: mesmo que seja um ato administrativo discricionário (onde é facultado informar o motivo e objeto), se for informado o motivo o ato está "amarrado" a este motivo. Se o motivo não existir o ato é inválido. 

Onde se encontra na literatura o conceito de "pressuposto objetivo" do ato?
Nunca ouvi falar disso...

Se um agente público pratica um ato administrativo sem motivo algum ou se valendo de um motivo falso, o ato deverá ser anulado, pois é inválido. Logo, deduzimos que o motivo é pressuposto para a validade daquele ato. Todo ato tem um motivo que encoraja sua prática.

Esse motivo é externo ao agente que pratica determinado ato, ocorre no mundo fático, por isso que é um pressuposto objetivo.

Não se confunde como aquele pressuposto subjetivo (elemento do mundo psicológico) que leva o agente a praticar o ato discricionário, ao qual damos o nome de móvel.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo