Assinale a alternativa correta sobre como são fixadas as ca...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (31)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A banca considerou a alternativa “B" como correta, embora seja passível de recuso, uma vez que o caráter de permanência não é obrigatório, tendo em vista vista o que acontece com as contratações temporárias, ou seja, os servidores públicos temporários.
A alternativa “C" está incorreta, uma vez que, de forma geral, não são eleitos e podem não receber remuneração (jurado, por exemplo).
A alternativa “D" está incorreta, uma vez que não é necessária a remuneração e o modo de investidura se dá por concurso público, delegação, colaboração ou comissão.
A alternativa “E" está incorreta, uma vez que não possuem responsabilidade objetiva e não agem nas atividades paraestatais.
Gabarito da questão: letra "B".
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pessoa que exerce, legalmente, função administrativa de âmbito federal, estadual ou municipal, de caráter público.
Gabarito: B
Servidor público é a pessoa física que presta serviços ao estado e às entidades da administração indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos. O servidor público civil é titular de cargo público, mantém relação estatutária e integra o quadro da administração direta, autarquia ou fundação pública.
Ficou estranha, nem todos exercem de forma permanente, exemplo, IBGE
"A Constituição de 1988, na seção II do capítulo concernente à Administração Pública, emprega a expressão “Servidores Públicos” para designar as pessoas que prestam serviços, com vínculo empregatício, à Administração Pública Direta, autarquias e fundações públicas. É o que se infere dos dispositivos contidos nessa seção. No entanto, na seção I, que contém disposições gerais concernentes à Administração Pública, contempla normas que abrangem todas as pessoas que prestam serviços à “Administração Pública Direta e Indireta”, o que inclui não só as autarquias e fundações públicas, como também as empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações de direito privado. Na seção III, cuida dos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. Isso significa que “servidor público” é expressão empregada ora em sentido amplo, para designar todas as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e às entidades da Administração Indireta, com vínculo empregatício, ora em sentido menos amplo, que exclui os que prestam serviços às entidades com personalidade jurídica de direito privado. Nenhuma vez a Constituição utiliza o vocábulo funcionário, o que não impede seja este mantido na legislação ordinária."
Servidores públicos(sentido amplo)
São servidores públicos, em sentido amplo, as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e às entidades da Administração Indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos. Compreendem:
1.os servidores estatutários(ou servidores públicos em sentido estrito), sujeitos ao regime estatutário e ocupantes de cargos públicos;
2.os empregados públicos, contratados sob o regime da legislação trabalhista e ocupantes de emprego público;
3.os servidores temporários, contratados por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público (art. 37, IX, da Constituição); eles exercem função, sem estarem vinculados a cargo ou emprego público.
Fonte: Di Pietro.
NEM TODOS EXERCEM DE FORMA PERMANENTE E A SITUAÇÃO DOS CARGOS EM COMISSÃO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo