EUTANÁSIATodos aqueles que acham a eutanásia um ato necessár...
GOVERNO VAI APERFEIÇOAR AÇÕES DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
O Ministério da Justiça criou um grupo de trabalho para desenvolver ações de proteção às mulheres vítimas de violência em todo o País. O órgão também estuda um projeto pedagógico nacional para capacitar profissionais de policiamento preventivo.
Segundo a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o governo federal quer trabalhar com profissionais dos Estados para implementar esse policiamento preventivo, que será voltado para a realização de visitas comunitárias: “queremos ampliar e fortalecer essa política de enfrentamento à violência de gênero”.
Além de fortalecer o trabalho preventivo das polícias, o governo busca também qualificar a investigação de crimes de violência contra mulheres. O objetivo é a redução do feminicídio, definido como a meta para 2016 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).
(Adaptado. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2016/02/gove rno-vai-aperfeicoar-acoes-de-prevencao-a-violencia-contraa-mulher)
EUTANÁSIA
Todos aqueles que acham a eutanásia um ato necessário em situações extremas apresentam algumas argumentos a favor dessa prática. Eles acham que a eutanásia é um modo de fugir ao sofrimento quando há falta de qualidade de vida em fase terminal. Também pensam que morrer de uma forma pouco dolorosa é significado de morte digna. Segundo os defensores, cada pessoa tem autonomia para decidir por si próprio, estando na base da escolha a prática ou não da eutanásia. Nessa perspectiva, vale dizer que não se apoia nem se defende a morte em si, mas se convidam os seres humanos a uma reflexão sobre uma morte mais suave e menos dolorosa, que algumas pessoas optam por ter, em vez de viverem uma batalha lenta e sofrida até o óbito.
(Adaptado. Disponível em: https://eutanasia11a.wordpress.com/argumentos-a-favorc ontra/)
Com base no texto 'GOVERNO VAI APERFEIÇOAR AÇÕES DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER', marque a opção CORRETA
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão apresentada envolve a identificação e a conjugação de verbos dentro de um texto, especificamente no que diz respeito ao modo e ao tempo verbal. O foco aqui está na análise do uso do verbo "desenvolver" no trecho “... para desenvolver ações...”.
A alternativa correta é a C: No trecho: “... para desenvolver ações...”, o verbo “desenvolver” está no infinitivo.
O verbo "desenvolver" realmente aparece na forma infinitiva, que é a forma básica do verbo, sem flexão de tempo ou modo. Essa forma é utilizada quando se fala de uma ação de maneira geral, sem indicar quem a realiza ou quando ocorre. Na gramática normativa, a forma infinitiva dos verbos é reconhecida por não apresentar desinências que indiquem tempo ou modo, como se pode verificar no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - No trecho: “... o governo federal quer trabalhar...”, o verbo “querer” está no infinitivo. Esta alternativa é falsa, pois o verbo "querer" está conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, referindo-se ao "governo".
B - Em: “queremos ampliar e fortalecer...”, o verbo “querer” está conjugado na terceira pessoa do plural, pois faz referência ao Ministério da Justiça. Esta alternativa também está errada. O verbo "queremos" está na primeira pessoa do plural, referindo-se a "nós", e não à terceira pessoa do plural.
D - No trecho: “O órgão também estuda...”, o verbo “estudar” se encontra no modo subjuntivo e exprime incerteza. Essa opção é incorreta, pois "estuda" está no modo indicativo, que expressa uma ação certa ou real.
E - No trecho: “... o governo busca também...”, o verbo “buscar” apresenta uma desinência modo-temporal que sugere o pretérito imperfeito do indicativo. Esta alternativa é falsa, pois "busca" está no presente do indicativo, não no pretérito imperfeito.
Portanto, a única alternativa correta é a C, que corretamente identifica o verbo "desenvolver" na forma infinitiva.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
questão com duas respostas. A e C as duas termina no infinitivo.
Pretérito imperfeito:
Terminações:
ia, ava, era, vinha, tinha, punha, queria.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo