Julgue os itens, referentes às ideias e às estruturas linguí...
Clarice Lispector. Felicidade clandestina.
In: Felicidade clandestina: pontos.
Rio de Janeiro: Rocco, 1998 (com adaptações).
A partir do trecho “os dias seguintes seriam mais tarde a minha vida inteira”, é correto inferir que, em sua vida adulta, a personagem continuou dependente do empréstimo de livros de terceiros.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quando ela diz que os dias seguintes seriam sua vida inteira, e que o amor pelo mundo lhe esperava, ela fazia referência ao que o livro significava para ela. Foi uma espécie de retomada do dito nas linhas 9-10: "... era um livro pra se ficar vivendo com ele, vivendo-o, dormindo-o". Ou seja, ela estava simplesmente fazendo alusão ao significado do livro pra ela, um livro pra se viver, por conta dele os dias seguintes seriam sua vida inteira.
Muito fofo o texto *.*
Entendi que a vida só seria linda e bonita depois que ela lesse o dito livro, e ela sabia que isso iria acontecer mais dia ou menos dia, então estava antecipando sua felicidade pulando pela rua.
ERRADO
Infere-se ou deduz-se que ela nunca perdeu as esperanças, pelo fato de ter esperado a vida inteira
O erro está em afirma que ela ficaria dependente a vida inteira do empréstimo de livros. Dando uma lida no finalzinho do texto, a ideia é de que a personagem passaria a vida inteira esperando o amor pelo mundo.
Gente, notem que a menina foi lá pegar o livro e a mulher falou à ela para voltar no dia seguinte porque outra menina havia pegado o livro, então ela ficou boquiaberta por pouco tempo , pois como ela mesmo disse a esperança de que ela ia pegar o livro no dia seguinte ressurgiu dentro dela e ela acreditava que no dia seguinte ia pegar o livro e depois que conseguisse pega-lo os dias dela seriam mais tarde a vida inteira , pois como ela mesma disse era um livro para ficar vivendo com ele, para enfatizar essa inferência ela ainda fala - "o amor pelo mundo me esperava"- deixando claro que ela acreditava que no dia seguinte iria conseguir pegar o livro. Não da para inferir nada além disso , pois seria EXTRAPOLAÇÃO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo