João, Mário, Nicolau e José praticam, em conjunto, uma séri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1125959 Direito Processual Penal
João, Mário, Nicolau e José praticam, em conjunto, uma série de crimes. Para que essa empreitada criminosa possa ser considerada “organização criminosa”, é necessário que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de questão que traz à baila o conceito de organização criminosa, prevista na Lei nº 12.850/2013, que define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas de o procedimento criminal.

Consoante o art. 1°, §1° da Lei 12.850/2013, “considera-se ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional. "

Para fins de complementação é importante destacar a diferença existente entre ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA E ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO:

- Organização criminosa: conceito trazido acima, previsto no art. 1°, §1° da Lei 12.850/2013;
- Associação criminosa: crime previsto no art. 288 do CP, trata-se da associação de 03 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes;
- Associação para o tráfico: crime previsto no art. 35 da Lei 11.343/06 (Lei de drogas), trata-se de associação de 02 (duas) ou mais pessoas para o fim de praticar, reiteradamente ou não, qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e § 1º, e 34 dessa Lei.

À análise dos itens, assinalando aquele que é condição necessária para a caracterização de uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA:

A) Assertiva CORRETA. A divisão de tarefas, mesmo que de maneira informal é condição necessária para caracterização da organização criminosa, consoante o art. 1°, §1° da Lei 12.850/2013, “considera-se ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional".

B) Assertiva INCORRETA. NÃO há necessidade de que o crime praticado seja contra a Administração Pública, bastando que as penas máximas sejam superiores a 4 anos ou que sejam de caráter transnacional, consoante o art. 1°, §1° da Lei 12.850/2013, “considera-se ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional".

C) Assertiva INCORRETA. NÃO há necessidade de que um dos criminosos seja funcionário público, bastando a associação de 4 ou mais pessoas, preenchidos os requisitos do art. 1°, §1° da Lei 12.850/2013.

D) Assertiva INCORRETA. NÃO há necessidade de que exista participação de funcionário de instituição financeira, bastando a associação de 4 ou mais pessoas, preenchidos os requisitos do art. 1°, §1° da Lei 12.850/2013.

E) Assertiva INCORRETA. Para a caracterização de uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA é necessária a associação de 4 ou mais pessoas, preenchidos os requisitos do art. 1°, §1° da Lei 12.850/2013.

Gabarito do(a) professor(a): alternativa A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lei 12.850/13

DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

Art. 1º Esta Lei define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal a ser aplicado.

§ 1º Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

Gabarito letra A para os não assinantes.

Geralmente as bancas gostam de tentar confundir associação criminosa com organização criminosa. Vamos às diferenças:

Organização Criminosa

Para saber o número de integrantes conte os "as") = Organização Criminosa = 4 as, logo 4 ou mais integrantes.

Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

Assosiação Criminosa

Para saber o número de integrantes conte os "s") = Associação Criminosa = 3 s, logo 3 ou mais integrantes.

Art. 288 CP. Associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes

a) exista divisão de tarefas, ainda que de maneira informal – CORRETA – A resposta encontra-se no §1º do art. 1º da lei de Organização Criminosa (12.850-2013)

§ 1 Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional

B) ao menos um dos crimes tenha sido praticado contra a Administração Pública – INCORRETA – A lei expressa apenas “infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro anos) OU que sejam de caráter transnacional”.

Além desses prevê a aplicação para infrações penais previstas em trataTo ou convenção, bem como às organizações terroristas.

Art. 1

§ 1 Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional

§ 2 Esta Lei se aplica também:

I - às infrações penais previstas em tratado ou convenção internacional quando, iniciada a execução no País, o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente;

II - às organizações terroristas, entendidas como aquelas voltadas para a prática dos atos de terrorismo legalmente definidos.

CONTINUA ....

CONTINUAÇÃO:

c) ao menos um dos criminosos seja funcionário público - INCORRETA – O que a lei prevê é caso de aumento de pena se houver concurso de funcionário público (Art. 2, §4, inciso I e § 5º)

§ 4o A pena é aumentada de 1/6 (um sexto) a 2/3 (dois terços):

I - se há participação de criança ou adolescente;

II - se há concurso de funcionário público, valendo-se a organização criminosa dessa condição para a prática de infração penal;

III - se o produto ou proveito da infração penal destinar-se, no todo ou em parte, ao exterior;

IV - se a organização criminosa mantém conexão com outras organizações criminosas independentes;

V - se as circunstâncias do fato evidenciarem a transnacionalidade da organização

§ 5o Se houver indícios suficientes de que o funcionário público integra organização criminosa, poderá o juiz determinar seu afastamento cautelar do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à investigação ou instrução processual.

D) exista participação de funcionário de instituição financeira – INCORRETA – A lei não possui nenhuma previsão nesse sentido.

E) ao menos mais um criminoso integre o grupo – INCORRETA – O §1º do Art. 1 da Lei de Organização Criminosa exige a participação de 4 (quatro) ou mais pessoas:

§ 1o Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional

DICA

Lei de Organização Criminosa: 4 ou mais pessoas

Código Penal - Associação Criminosa: 3 ou mais pessoas

Lei de Drogas - Associação para o Tráfico: - 2 ou mais pessoas

-ASSociação para o tráfico = 2 "S" ou mais

-ASSociação criminoSa = 3 "S" ou mais 

-OrgAnizAçÃo criminosA = 4 "A" ou mais 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo