No que concerne à relação risco e retorno, julgue o seguinte...
Quando se assume que a remuneração prometida por um título público seja considerada como sem risco, as taxas oferecidas por todas as demais aplicações que excedem à taxa desse título podem ser interpretadas como um prêmio pelo risco.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
"Quando se assume que a remuneração prometida por um título público seja considerada como sem risco, as taxas oferecidas por todas as demais aplicações que excedem à taxa desse título podem ser interpretadas como um prêmio pelo risco."
Exatamente, nenhum erro na assertiva. Os títulos públicos da dívida soberana, usualmente, são considerados como "sem risco" em qualquer país do mundo. Isso não significa que, realmente, não possuam risco algum, mas, tão somente, de que possuem o menor risco disponível no mercado. Tornam-se um padrão de referência do menor risco possível.
Se as outras aplicações possuem maior risco que os títulos públicos, consequentemente devem oferecer maior retorno para serem atrativas, já que risco e retorno apresentam uma relação diretamente proporcional.
Assim, as taxas oferecidas por todas as demais aplicações que excedem à taxa dos títulos públicos podem ser interpretadas como um prêmio pelo risco. Em outras palavras, é um retorno adicional por um risco adicional que o investidor se sujeita.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Perfeito!
Para quem não entendeu, imagine a seguinte situação:
você tem o seu dinheirinho suado e vai aplicar ele para ele não ficar parado.
De uma lado você pode investir em títulos do tesouro, basicamente você tá emprestando dinheiro pro Brasil, o seu risco é o risco do Brasil quebrar um risco baixo. Por outro lado, qualquer investimento que você fizer por fora tem que ser mais rentável do que ele para o risco compensar, se não é melhor emprestar pro governo mesmo.
Eu não entendi o que a questão tá dizendo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo