A análise crítica de estudos científicos é uma habilidade f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3156258 Enfermagem
A análise crítica de estudos científicos é uma habilidade fundamental para o enfermeiro que busca implementar a prática baseada em evidências (PBE). 

Sobre a avaliação de artigos científicos e a aplicação de resultados na prática clínica, analise as proposições abaixo:

I. Na análise de um estudo de coorte, é essencial verificar se os grupos de comparação foram homogêneos quanto às variáveis de confusão, como idade e comorbidades, uma vez que diferenças significativas entre os grupos podem comprometer a validade interna do estudo (Grimes & Schulz, 2021).

II. A avaliação de ensaios clínicos randomizados deve considerar o cálculo do tamanho do efeito, que quantifica a magnitude da diferença entre o grupo intervenção e o grupo controle, sendo os índices de Cohen's d e odds ratio os mais utilizados para esse fim (Higgins et al., 2021).

III. A prática baseada em evidências exige que os resultados de estudos científicos sejam aplicados diretamente na prática clínica, sem a necessidade de adaptação às especificidades culturais e organizacionais de cada unidade de saúde, para garantir a padronização dos cuidados (Melnyk & Fineout-Overholt, 2021).


Assinale a alternativa correta: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Estudos clínicos são pesquisas científicas que avaliam novas opções de tratamento em seres humanos.

I- Verdadeira- Um estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo. Na análise de um estudo de coorte, é essencial verificar se os grupos de comparação foram homogêneos quanto às variáveis de confusão, como idade e comorbidades, uma vez que diferenças significativas entre os grupos podem comprometer a validade interna do estudo (Grimes & Schulz, 2021).

I- Verdadeira- Os ensaios clínicos randomizados (ECRs) são considerados o padrão ouro e o mais alto nível de evidência científica para estudos de intervenção, precedidos apenas pela síntese dos mesmos (revisões sistemáticas). A avaliação de ensaios clínicos randomizados deve considerar o cálculo do tamanho do efeito, que quantifica a magnitude da diferença entre o grupo intervenção e o grupo controle, sendo os índices de Cohen's d e odds ratio os mais utilizados para esse fim (Higgins et al., 2021).

III- Falsa - A alternativa propõe que a prática baseada em evidências exige que os resultados de estudos científicos sejam aplicados diretamente na prática clínica, sem a necessidade de adaptação às especificidades culturais e organizacionais de cada unidade de saúde, para garantir a padronização dos cuidados (Melnyk & Fineout-Overholt, 2021), estando incorreta, a prática baseada em evidências exige a aplicação dos resultados de estudos científicos na prática clínica, mas sempre considerando as especificidades culturais e organizacionais de cada unidade de saúde. Essas adaptações são fundamentais para garantir que os cuidados sejam eficazes, seguros e respeitem as particularidades da população atendida, promovendo a qualidade do atendimento. 



Gabarito: Letra  E


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo