A lesão medular é uma das formas mais graves entre as síndr...
A lesão medular é uma das formas mais graves entre as síndromes incapacitantes. O número de pessoas acometidas por essa lesão espinal vem aumentando significativamente nas últimas décadas. Sobre o atendimento odontológico a esses pacientes, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Em pacientes com lesão medular completa acima dos segmentos T5, T6, pode ocorrer uma condição conhecida como disreflexia autonômica ou crise autonômica hipertensiva, caracterizada, clinicamente, por vasodilatação cutânea em nível de cabeça e pescoço, bradicardia, hipertensão arterial sistêmica, dor de cabeça intensa e latejante, hipersudorese, suor no rosto, ombros e peito, piloereção e dilatação das pupilas.
( ) Dentre as causas da crise autonômica hipertensiva que pode acometer pacientes com lesão medular completa acima de T5, T6, está o estímulo doloroso de regiões sem sensibilidade.
( ) Em pacientes com lesão medular, especialmente cervical e torácica alta, as mudanças bruscas de decúbito horizontal para a posição ereta levam ao quadro de hipotensão ortostática devido à perda de controle do tônus vasomotor.