Sobre terremotos e o deslocamento de placas tectônicas, anal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2671636 Geografia

Sobre terremotos e o deslocamento de placas tectônicas, analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.


( ) Existem dois tipos de vibrações sísmicas em um meio sólido que se propagam em todas as direções: vibrações longitudinais e transversais. Nas ondas longitudinais (ondas P), as partículas do meio vibram paralelamente à direção da propagação; nas transversais (ondas S), as vibrações das partículas são perpendiculares à direção da propagação da onda.

( ) No interior das placas tectônicas, também ocorrem sismos, chamados “sismos intraplaca”, em decorrência das tensões geradas nas bordas das placas transmitirem-se por todo o seu interior. Esses sismos são rasos, com até 30-40 km de profundidade. Essa “sismicidade intraplaca” é relativamente pequena, com sismos de magnitudes baixas a moderadas – fato que impede a existência de sismos altamente destrutivos no interior das placas.

( ) As placas litosféricas podem ser de natureza oceânica ou mais comumente compostas de porções de crosta continental e crosta oceânica. Como exemplo desse tipo de placa, podemos citar as Placas Sul-Americana, Africana e Norte-Americana. As placas de natureza oceânica podem ou não incluir pequenos fragmentos de crosta continental, o que pode ser exemplificado pela imensa Placa do Pacífico, de natureza oceânica, que contém uma pequena parte da Califórnia, onde se situa a cidade de Los Angeles.

( ) É sabido que existem três tipos distintos de limites entre placas tectônicas: os Limites Divergentes: onde as placas se afastam umas das outras, com formação de uma nova crosta oceânica; Limites Convergentes: onde as placas tectônicas colidem, com a mais densa mergulhando sobre a outra, gerando uma intensa zona de magmatismo; e os Limites Conservativos: onde as placas tectônicas deslizam lateralmente uma em relação a outra, ao longo de fraturas denominadas “Falhas Transformantes”.

( ) As informações geológicas disponíveis demonstram que a aglutinação e fragmentação das massas continentais começaram a acontecer a partir da fragmentação do supercontinente conhecido como Pangeia – fragmentação essa que começou a acontecer há aproximadamente 200 milhões de anos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas