Julgue o item subsequente. As funções essenciais à justiça i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2563111 Direito Constitucional

Julgue o item subsequente. 


As funções essenciais à justiça incluem o Ministério Público, a Advocacia Pública e a Defensoria Pública. O Ministério Público é responsável pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. A Advocacia Pública representa a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios em questões jurídicas. A Defensoria Pública presta assistência jurídica integral e gratuita aos necessitados.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5° desta Constituição Federal.

Fonte: CF/88

GAB. C

As funções essenciais à justiça incluem todos os exemplos trazidos pela banca? SIM

Há outros casos? SIM (Art. 133 CF)

A banca menciona que exauriu todas as funções essenciais à Justiça? NÃO

Gabarito: CERTO

Certo.

As funções essenciais à justiça, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988, incluem o Ministério Público, a Advocacia Pública e a Defensoria Pública, sendo que cada uma dessas instituições tem atribuições específicas:

  • O Ministério Público tem a função de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis (art. 127 da CF/88).
  • A Advocacia Pública é responsável pela representação judicial e consultoria jurídica da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (arts. 131 e 132 da CF/88).
  • A Defensoria Pública presta assistência jurídica integral e gratuita aos necessitados, conforme previsto no art. 134 da CF/88.

Portanto, o item está correto.

Cadê a Advocacia privada que não foi citada na questão?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo