Julgue o próximo item, relativos aos investimentos em colig...
O investimento em coligadas e controladas deve ser reconhecido inicialmente pelo custo, devendo o valor contábil do investimento ser ajustado de modo a refletir os lucros ou prejuízos gerados pela investida após o reconhecimento inicial do investimento pela investidora.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Questão que versa sobre investimentos em coligadas e controladas e nos solicita informar se o item está certo ou errado.
De acordo com o CPC 18 temos:
“Pelo método da equivalência patrimonial, o investimento em coligada, em empreendimento controlado em conjunto e em controlada (neste caso, no balanço individual) deve ser inicialmente reconhecido pelo custo e o seu valor contábil será aumentado ou diminuído pelo reconhecimento da participação do investidor nos lucros ou prejuízos do período, gerados pela investida após a aquisição.”
Logo, após o reconhecimento inicial pelo custo, o investimento em coligada e controladas deve refletir os lucros e prejuízos gerados pela investida.
Gabarito do Monitor: Certo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CPC 18
10. Pelo método da equivalência patrimonial, o investimento em coligada, em empreendimento controlado em conjunto e em controlada (neste caso, no balanço individual) deve ser inicialmente reconhecido pelo custo e o seu valor contábil será aumentado ou diminuído pelo reconhecimento da participação do investidor nos lucros ou prejuízos do período, gerados pela investida após a aquisição.
Certo.
Entendo assim:
Exemplo: tenho uma empresa "coligada" / "controlada", o que significa que tenho algum grau de influência ou controle sobre ela. Quando faço esse investimento, contabilizo o valor pago pelas ações no início (custo).
Depois de fazer esse registro inicial, a cada ano, a empresa na qual eu investi gera lucros ou prejuízos. Para refletir esses resultados, preciso ajustar o valor do meu investimento no balanço patrimonial.
Se a investida lucra, eu aumento o valor do meu investimento. Se a investida gera prejuízo, diminuo o valor do meu investimento.
Começa investindo pelo custo, depois vai ajustando conforme a equivalência patrimonial, se tem prejuízo, diminui, se tem lcuro, aumenta o ativo. É o que se chama de método da equivalência patrimonial.
MÉTODO DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo