“Ela gostava de brincar com todo mundo”. O verbo em destaqu...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: A
O pretérito imperfeito do indicativo se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade e de duração no tempo.
pretérito imperfeito
IA AVA ERA TINHA
Pretérito imperfeito do indicativo: gostava
Pretérito perfeito do indicativo: gostei
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: gostara
Pretérito imperfeito do subjuntivo: gostasse
Qualquer erro me avisem colegas...
- Pretérito Perfeito do Indicativo: Esse tempo verbal é usado para falar de uma ação que começou e terminou no passado. Por exemplo, se eu digo “Eu estudei”, estou usando o pretérito perfeito do indicativo. .
- Pretérito Imperfeito do Indicativo: Esse aqui é usado para falar de uma ação que aconteceu no passado, mas que não foi totalmente concluída. Por exemplo, se eu digo “Eu estudava”, estou usando o pretérito imperfeito do indicativo. .
- Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo: Esse tempo verbal é usado para falar de uma ação que já tinha sido concluída antes de outra ação no passado. Por exemplo, se eu digo “Eu já tinha estudado quando você chegou”, estou usando o pretérito mais-que-perfeito do indicativo. .
- Pretérito Imperfeito do Subjuntivo: Esse tempo verbal é usado para expressar uma hipótese ou uma condição que não foi realizada. Por exemplo, se eu digo “Se eu estudasse, passaria no exame”, estou usando o pretérito imperfeito do subjuntivo. .
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo