Sobre a cranioplastia marque verdadeiro ou falso: ( ) A cra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1731034 Enfermagem
Sobre a cranioplastia marque verdadeiro ou falso: ( ) A cranioplastia é uma cirurgia, primariamente, reparadora para recuperar a função protetora do crânio e tratar a síndrome do trefinado. O enxerto autólogo de parietal segue sendo a primeira escolha.A prótese está indicada quando há um grande defeito ou quando a captação do enxerto parietal não é possível. ( ) As reconstruções dos ossos do crânio podem ser, especialmente, desafiadoras para o cirurgião plástico craniofacial. Os defeitos muitas vezes são complexos, apesar de não estar envolvendo outros tecidos além do osso, a proximidade com o sistema nervoso central requer conhecimento técnico-anatômico e material cirúrgico de qualidade. ( ) Defeitos do crânio podem ser resultado de uma série de causas: trauma, sequela de intervenção neurocirúrgica, malformação congênita, neoplasia, radioterapia e infecções. Não há um consenso a respeito do tamanho mínimo de um defeito craniano para indicar cranioplastia. ( ) Em relação ao contorno craniano, além da evidente questão estética, a deformidade muitas vezes pode despertar nos outros preconceitos em relação à saúde neurológica e capacidade mental do paciente. No entanto, em alguns pacientes, defeitos cranianos podem sim acarretar sintomas neurológicos.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - V, F, V, V.

Vamos analisar cada uma das afirmações da questão para compreender o porquê dessa alternativa ser a correta:

( ) A cranioplastia é uma cirurgia, primariamente, reparadora para recuperar a função protetora do crânio e tratar a síndrome do trefinado. O enxerto autólogo de parietal segue sendo a primeira escolha. A prótese está indicada quando há um grande defeito ou quando a captação do enxerto parietal não é possível.

Verdadeiro. A cranioplastia é de fato uma cirurgia reparadora que visa reconstruir partes do crânio, muitas vezes perdida devido a trauma ou cirurgia prévia. O uso de enxerto autólogo de parietal (tecido do próprio paciente) é frequentemente preferido, pois reduz o risco de rejeição e infecção. Prótese é considerada em casos de grandes defeitos ou quando o enxerto autólogo não está disponível.

( ) As reconstruções dos ossos do crânio podem ser, especialmente, desafiadoras para o cirurgião plástico craniofacial. Os defeitos muitas vezes são complexos, apesar de não estar envolvendo outros tecidos além do osso, a proximidade com o sistema nervoso central requer conhecimento técnico-anatômico e material cirúrgico de qualidade.

Falso. Embora as reconstruções cranianas sejam desafiadoras, frequentemente envolvem mais do que apenas o osso. Tecidos moles, vasos sanguíneos e, em alguns casos, pele e músculos, podem estar envolvidos, tornando o procedimento ainda mais complexo.

( ) Defeitos do crânio podem ser resultado de uma série de causas: trauma, sequela de intervenção neurocirúrgica, malformação congênita, neoplasia, radioterapia e infecções. Não há um consenso a respeito do tamanho mínimo de um defeito craniano para indicar cranioplastia.

Verdadeiro. De fato, as causas dos defeitos cranianos são variadas, e atualmente não há um consenso universal sobre o tamanho mínimo necessário para justificar uma cranioplastia. A decisão é geralmente baseada no impacto funcional e estético para o paciente.

( ) Em relação ao contorno craniano, além da evidente questão estética, a deformidade muitas vezes pode despertar nos outros preconceitos em relação à saúde neurológica e capacidade mental do paciente. No entanto, em alguns pacientes, defeitos cranianos podem sim acarretar sintomas neurológicos.

Verdadeiro. Além das questões estéticas, que podem afetar psicologicamente o paciente, algumas deformidades cranianas podem de fato influenciar o funcionamento neurológico, levando a sintomas como dores de cabeça ou dificuldades cognitivas.

Este tema aborda conhecimentos sobre técnicas cirúrgicas, anatomia do crânio e as implicações funcionais e estéticas das deformidades cranianas. Esse conhecimento é essencial para profissionais de enfermagem que atuam no centro cirúrgico, pois ajuda a compreender o contexto das cirurgias que auxiliam.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A: V, F, V, V. A cranioplastia é uma cirurgia reparadora para recuperar a função protetora do crânio e tratar a síndrome do trefinado. O enxerto autólogo de parietal segue sendo a primeira escolha. No entanto, a prótese está indicada quando há um grande defeito ou quando a captação do enxerto parietal não é possível. Já a segunda afirmativa é falsa, pois a reconstrução dos ossos do crânio pode ser desafiadora para o cirurgião plástico craniofacial, apesar de não envolver outros tecidos além do osso. As outras afirmativas são verdadeiras: defeitos do crânio podem ser resultado de uma série de causas e não há um consenso a respeito do tamanho mínimo de um defeito craniano para indicar cranioplastia. Em relação ao contorno craniano, além da evidente questão estética, a deformidade muitas vezes pode despertar nos outros preconceitos em relação à saúde neurológica e capacidade mental do paciente, e em alguns pacientes, defeitos cranianos podem acarretar sintomas neurológicos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo