As artropatias microcristalinas (AMC) caracterizam-se pelo d...
As artropatias microcristalinas (AMC) caracterizam-se pelo depósito de microcristais nos tecidos, com uma subsequente reação inflamatória. Assinale as afirmativas verdadeiras:
I. Os três quadros mais importantes de artropatias microcristalinas são: gota úrica, doença por deposição de cristais de pirofosfato de cálcio (DCPPC) e doença por cristais de hidroxiapatite.
II. Na doença por deposição de cristais de pirofosfato de cálcio (DCPPC) caracteriza-se por dor súbita, intensa, lancinante e de carácter pulsátil. Geralmente durante a noite e por vezes acompanham-se de alterações do estado geral e febre, pele ruborizada ou violácea e luzidia, artrite com aumento do volume da(s) articulação(ões) envolvida(s) e dos tecidos moles periarticulares. As articulações mais atingidas são (por ordem decrescente de frequência): primeiras MTF, tarso, tibiotársica, joelho e mais raramente IFD da mão e o cotovelo. Habitualmente o ombro, a anca e o ráquis não são afetados.
III. A gota articular aguda é uma artropatia metabólica caracterizada pela precipitação de pirofosfato de cálcio nos tecidos articulares e periarticulares (cartilagem, fibrocartilagem, sinovial, cápsula e tendões).
IV. Doença por deposição de cristais de hidroxiapatite é uma artropatia metabólica caracterizada pela deposição de microcristais de hidroxiapatite nos tecidos periarticulares, causando tendinites e bursites. É 3 a 4 vezes mais frequente no sexo feminino entre os 30-50 anos. A frequência aumenta em doentes dialisados (50%), com diabetes mellitus (25%) ou com insuficiência renal (15%).
Assinale a alternativa correta: