Sobre o Isoenxerto , assinale alternativa CORRETA.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1731039 Enfermagem
Sobre o Isoenxerto , assinale alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa A é a correta.

Vamos entender o conceito de isoenxerto. Em termos de transplantes e enxertos, é crucial considerar as relações genéticas entre o doador e o receptor. Um isoenxerto ocorre quando o doador e o receptor são geneticamente idênticos, ou seja, como no caso de gêmeos univitelinos. Esta condição minimiza a possibilidade de rejeição do enxerto, já que o material transplantado é reconhecido pelo corpo do receptor como próprio.

Agora, analisando as alternativas:

Alternativa A: Esta é a resposta correta, pois descreve com precisão que um isoenxerto ocorre entre indivíduos geneticamente idênticos, como gêmeos univitelinos.

Alternativa B: Esta alternativa descreve um alóenxerto, que ocorre entre indivíduos geneticamente diferentes, mas da mesma espécie. Isto é comum em transplantes de órgãos entre humanos não relacionados geneticamente.

Alternativa C: Esta alternativa menciona tipos de enxertos específicos baseados na composição do tecido (como dermogorduroso ou condrocutâneo), mas não aborda a relação genética entre doador e receptor, que é o foco da questão sobre isoenxertos.

Alternativa D: Apenas uma opção correta estava disponível entre as alternativas, conforme explicado acima.

Compreender os diferentes tipos de enxertos é fundamental na prática de enfermagem em um centro cirúrgico, pois cada tipo traz consigo implicações específicas para a aceitação do tecido e o acompanhamento pós-operatório.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O isoenxerto é um tipo de transplante em que o doador e o receptor são geneticamente idênticos, ou seja, são gêmeos univitelinos. Essa é a alternativa A, que é a resposta correta para a questão. Os isoenxertos são raros, pois é difícil encontrar doadores que sejam idênticos geneticamente aos receptores. Em outras formas de transplante, como o alogênico, os doadores e receptores são indivíduos diferentes, mas é necessário que haja compatibilidade genética para que o transplante seja bem-sucedido. O conhecimento e entendimento dos diferentes tipos de transplante são importantes para os estudantes que se preparam para concursos públicos na área de saúde, como enfermeiros, médicos e técnicos em transplante.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo