Considerando-se as regras de acentuação, levam acento as pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2563783 Português
        A origem do alfabeto tem início com o surgimento dos primeiros símbolos, durante a Antiguidade, tais como a escrita cuneiforme da civilização mesopotâmica e os hieróglifos dos egípcios. Os símbolos consistiam em ideogramas e pictogramas, formado por desenhos representativos de objetos.

        Desenvolvidas pelos fenícios com base na escrita semita, as anotações fonéticas passaram a ser alfabética em meados do século XV a.C., dando origem ao primeiro alfabeto a ser usado em larga escala.

        Atualmente, o alfabeto mais utilizado no mundo é o alfabeto latino, que vem da origem do alfabeto grego, que por sua vez, é considerado o primeiro alfabeto real por indicar de maneira consistente tanto letras consoantes quanto vogais.


Educa Mais Brasil. “Origem do alfabeto”. Adaptado
Considerando-se as regras de acentuação, levam acento as palavras oxítonas como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão apresentada envolve o tema da acentuação gráfica em Língua Portuguesa. Especificamente, ela pede que identifiquemos palavras oxítonas que recebem acento gráfico. As palavras oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última. Segundo a regra, na Língua Portuguesa, as palavras oxítonas são acentuadas quando terminam em -a(s), -e(s), -o(s), -em, ou -ens.

Alternativa D - Também e ninguém é a correta, pois ambas são palavras oxítonas que, segundo as regras de acentuação, são acentuadas por terminarem em -em e -éns, respectivamente.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A - Cajá e cajú: Embora ambas as palavras sejam oxítonas e estejam corretamente acentuadas, elas não são exemplos que se encaixam no pedido do enunciado que busca focar na terminação -em e -éns como na alternativa D.

Alternativa B - Urubús e aquí: Ambas as palavras apresentam erros de acentuação. "Urubús" está incorreta, pois a grafia correta é urubus, sem acento, já que a sílaba tônica está antes da última. "Aquí" também está errada, pois a forma correta é aqui, sem acento, já que não é oxítona.

Alternativa C - Caquí e cajú: A palavra "caquí" está incorretamente acentuada. A forma correta é caqui, que não recebe acento por não ser uma oxítona terminada em uma das terminações que exigem acento. "Cajú" está correta, mas a alternativa como um todo não é correta.

Portanto, a alternativa D é a única que traz exemplos de palavras oxítonas corretamente acentuadas conforme a regra específica destacada no enunciado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

cuidado para não confundir, caju não leva acento pois é uma oxítona terminada em U.

Palavras oxítonas são acentuadas quando terminadas em a(s),e(s) e o(s).

Urubus nao tem acento

As palavras oxitonas terminadas em a/as, e/es, o/os, em/ ens, são acentuadas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo