Durante a gestação, o enfermeiro pode atuar nas diversas fas...
Durante a gestação, o enfermeiro pode atuar nas diversas fases do trabalho de parto, prescrevendo e executando ações que visam atender as alterações no corpo da mulher e que são percebidas pelo concepto.
I. A fase da Dilatação pode ter duração de 18 horas em primíparas. A dilatação cervical é medida em centímetros e de forma indireta, por meio do toque vaginal. Quando esse período se completa o útero e a vagina formam o canal do parto. A gestante deve ser orientada e auxiliada a realizar livre movimentação através de atividades como deambulação, agachamento ou dança.
II. Na fase da Expulsão a duração pode ser de 30 min a 3h em primíparas. Nessa fase a episiotomia deve ser priorizada mesmo quando não há sinais de sofrimento fetal, visando evitar lacerações comuns, principalmente em multíparas.
III. A fase Dequitação inicia-se com a saída total do bebê e termina com a expulsão total da placenta. O enfermeiro deve checar se faltam partes placentárias e também a integridade do cordão umbilical com avaliação da presença de duas artérias e uma veia.
IV. No período de Greenberg inicia-se após a saída da placenta até as 4 horas do pós parto. O enfermeiro deve avaliar a presença do Globo de Segurança de Pinard, rastreando a presença de contratilidade uterina fraca que necessita de massagens vigorosas sobre o útero para evitar acúmulo de sangue em seu interior.
Dentre as opções listadas a seguir, assinale aquela que contém apenas afirmativas verdadeiras sobre os períodos do parto e os cuidados de enfermagem.